Educação

Ações ressocializadoras fomentam a produção de conteúdo acadêmico

‘Conhecendo na Prática’ integra a comunidade acadêmica, fortalece a gestão prisional e serve como ponto de partida para trabalhos de conclusão de curso

Por Ascom Seris 08/02/2019 14h02
Ações ressocializadoras fomentam a produção de conteúdo acadêmico
Projeto integra a comunidade acadêmica e fortalece a gestão prisional - Foto: Ascom Seris

Desmistificar e aproximar a comunidade acadêmica das ações ressocializadoras é uma diretiva da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Projetos como o ‘Conhecendo na Prática’, que leva universitários para visitas guiadas nos presídios, ampliam o conhecimento acadêmico, despertam o interesse na produção de conteúdos e fomentam os trabalhos desenvolvidos pelos servidores penitenciários.

Recentemente, o egresso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Ronald Lima, produziu o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com o tema: "Reinserção Social: O Papel do Núcleo de Ressocialização da Capital no Sistema Penitenciário do Estado de Alagoas". O projeto orientado pela professora Drª. Verônica Marques, aborda o tratamento humanizado ofertado aos internos do Núcleo Ressocializador.

"Escolhi o Núcleo pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido dentro da unidade. Os cursos ofertados, a política pública aplicada aos apenados e o tratamento ofertado pelos agentes penitenciários são diferenciais que impactam diretamente nos resultados alcançados [00% de reincidência criminal dentre os egressos]. Realmente é um presídio inovador dentro de um sistema tão estigmatizado pela sociedade", explica o universitário.

Ronald Lima destaca ainda a disponibilidade dos servidores e transparência para fornecer informações sobre as ações desenvolvidas no cárcere. "Os servidores da Seris foram receptivos e pude obter as informações necessárias para desenvolver minha pesquisa. Pretendo fazer mestrado e continuarei baseando meus estudos na realidade do Núcleo. Realmente o Estado tem se destacando com essa iniciativa", conclui Lima.

Atividades - No Núcleo Ressocializador são desenvolvidas uma série de ações visando preparar os reeducandos para o retorno ao convívio social. Os internos são beneficiados com cursos profissionalizantes, educação formal (desde Educação para Jovens e Adultos até o ensino superior na modalidade EAD) e acompanhamento de coach. O fortalecimento dos laços familiares é outra ferramenta utilizada pela Seris para promover a ressocialização na unidade.