Horário de verão termina neste domingo (17)
Medida afetou a população de dez estados e do Distrito Federal
Termina neste domingo (17) o horário brasileiro de verão. Implementado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, a medida afeta os moradores de dez estados e do Distrito Federal, que terão de atrasar seus relógios em uma hora.
Ou seja, à 0h do domingo, os relógios devem voltar para as 23h. O sábado terá, portanto, uma hora a mais.
As operadoras de telefonia realizam a alteração automaticamente, mas é importante ficar atento. Dependendo das configurações do celular isso pode não ocorrer.
O horário de verão de 2018 começou em 4 de novembro -- um pouco mais tarde em relação aos anos anteriores. A mudança teve por base um decreto assinado pelo então presidente da república, Michel Temer.
O objetivo da medida foi evitar que a alteração nos relógios se desse durante as eleições.
A lógica do horário de verão é aproveitar os dias mais extensos da estação nas localidades mais afastadas da linha do Equador. Com isso, procura-se economizar energia elétrica nos horários de pico (por volta das 18h).
Mas o Ministério de Minas e Energia afirma que a economia tem sido menos importante. "A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro", disse a pasta no ano passado, em relação à economia de 2017.
HISTÓRICO
O horário de verão foi implementado em 1931 e é adotado continuamente desde 1985.
Durante o mandato de Luís Inácio Lula da Silva, foram estabelecidas regras
Início: todos os anos a partir da 0h do terceiro domingo de outubro - Temer adiou o início por conta das eleições
Fim: 0h do terceiro domingo de fevereiro (exceto se a data coincidir com o domingo de carnaval; nesse caso a alteração deve ser feita no domingo seguinte).
No mundo, o primeiro país a adotar a medida foi a Alemanha, em 1916. A intenção dos alemães, envolvidos na Primeira Guerra Mundial, era economizar energia, devido à escassez das fontes de produção.
Hoje o horário de verão é adotado por países como Canadá, Austrália, Israel, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Veja também
Últimas notícias
Brota na Grota e Saúde da Gente Itinerante percorrem seis areninhas esta semana
Vítima aciona próprio resgate após helicóptero cair no interior de SP
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha embarque de estudantes para intercâmbio na Inglaterra
Galba Novaes reforça presença nas ruas de Maceió durante Caravana neste domingo
Suspeito de invadir duas lojas de shopping em Maceió é preso
Davi Davino Filho propõe qualificação de jovens e expansão dos serviços de saúde no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
