IML de Maceió adota novo sistema para emissão de laudos
Ferramenta permitirá celeridade e garantirá maior segurança na emissão de documentos e dados estatísticos
Peritos médicos legistas e os peritos odontolegistas do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima começaram a ser capacitados para utilizar o novo Sistema de Laudos do IML. A ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para a Perícia Oficial de Alagoas será implantada inicialmente na chefia de exames em vivos, responsável por exames de lesão na unidade de Maceió.
O treinamento ocorreu no telecentro da Chefia de Ensino da Secretaria de Segurança Pública e foi ministrado pelos analistas desenvolvedores do Itec. Eles explicaram o funcionamento do novo sistema que comporta os exames de lesão corporal em vítimas de agressões e acidentes de trânsito, cautelar em presos e menores apreendidos, e de conjunção carnal para vítimas de estupro e ato libidinoso.
Para o médico legista e chefe Especial do IML Maceió Fernando Marcelo de Paula, a inovação permitirá a desburocratização do processo de emissão de laudos com maior segurança, já que a assinatura será digital. O novo sistema garantirá também uma maior agilidade na entrega do documento ao público-alvo, que são as Policias Judiciárias (estadual e federal) e o Poder Judiciário.
“Atualmente o processo de emissão de laudos se inicia de forma manuscrita para ser digitado, aumentando o tempo de conclusão e entrega do documento, visto que ele passa por várias correções e setores. Com software iremos informatizar esse processo, facilitando e agilizando a confecção do laudo, melhorando assim, o diálogo com as instituições que requisitam os exames”, afirmou o Chefe do IML.
Laudos de lesão corporal são de extrema importância para a investigação criminal, através dos seus resultados, suspeitos podem se tornar réus, ou ser inocentados. Além de garantir celeridade, o perito geral Manoel Melo, explicou que o novo sistema irá proporcionar também, a produção de dados estatísticos que serão utilizados pela Segurança Pública do Estado no combate a criminalidade.
“A implantação do novo sistema deixa no passado o anacronismo na produção de laudos em âmbito do IML de Maceió. E está em consonância com o primoroso trabalho desenvolvido pelos peritos daquela unidade. O próximo passo é estender a ferramenta tecnológica para o IML de Arapiraca”, completou o perito geral Manoel Melo Filho.
Veja também
Últimas notícias
Homem é atacado com golpes de garrafa e dupla suspeita foge no Tabuleiro
Após anúncio de greve na Ufal, Caio Bebeto ironiza: 'Fazem o L e depois entram em greve'
Idoso é preso após tentar acariciar vizinha e apontar faca para o filho dela em Arapiraca
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
