IML de Maceió adota novo sistema para emissão de laudos
Ferramenta permitirá celeridade e garantirá maior segurança na emissão de documentos e dados estatísticos

Peritos médicos legistas e os peritos odontolegistas do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima começaram a ser capacitados para utilizar o novo Sistema de Laudos do IML. A ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para a Perícia Oficial de Alagoas será implantada inicialmente na chefia de exames em vivos, responsável por exames de lesão na unidade de Maceió.
O treinamento ocorreu no telecentro da Chefia de Ensino da Secretaria de Segurança Pública e foi ministrado pelos analistas desenvolvedores do Itec. Eles explicaram o funcionamento do novo sistema que comporta os exames de lesão corporal em vítimas de agressões e acidentes de trânsito, cautelar em presos e menores apreendidos, e de conjunção carnal para vítimas de estupro e ato libidinoso.
Para o médico legista e chefe Especial do IML Maceió Fernando Marcelo de Paula, a inovação permitirá a desburocratização do processo de emissão de laudos com maior segurança, já que a assinatura será digital. O novo sistema garantirá também uma maior agilidade na entrega do documento ao público-alvo, que são as Policias Judiciárias (estadual e federal) e o Poder Judiciário.
“Atualmente o processo de emissão de laudos se inicia de forma manuscrita para ser digitado, aumentando o tempo de conclusão e entrega do documento, visto que ele passa por várias correções e setores. Com software iremos informatizar esse processo, facilitando e agilizando a confecção do laudo, melhorando assim, o diálogo com as instituições que requisitam os exames”, afirmou o Chefe do IML.
Laudos de lesão corporal são de extrema importância para a investigação criminal, através dos seus resultados, suspeitos podem se tornar réus, ou ser inocentados. Além de garantir celeridade, o perito geral Manoel Melo, explicou que o novo sistema irá proporcionar também, a produção de dados estatísticos que serão utilizados pela Segurança Pública do Estado no combate a criminalidade.
“A implantação do novo sistema deixa no passado o anacronismo na produção de laudos em âmbito do IML de Maceió. E está em consonância com o primoroso trabalho desenvolvido pelos peritos daquela unidade. O próximo passo é estender a ferramenta tecnológica para o IML de Arapiraca”, completou o perito geral Manoel Melo Filho.
Veja também
Últimas notícias

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome

PC investiga homicídio em São Sebastião onde vítima foi agredida brutalmente

Caminhão com carga de tilápias sai da pista para evitar colisão na BR-423, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
