Com Ronda no Bairro, população redescobre tradição de frequentar espaços públicos
O índice de crimes nesses espaços caiu consideravelmente após a chegada do Ronda no Bairro
Que a população aprova o policiamento de proximidade do Ronda no Bairro já não é uma novidade, mas o que anda chamando a atenção e agradando ainda mais os moradores, comerciantes, turistas e frequentadores das áreas comerciais atendidas pelo programa é a possibilidade de aproveitar com segurança os espaços públicos.
É o que conta Ana Maria dos Santos Silva, 68 anos, moradora do Jacintinho desde os 13 anos de idade na região da Praça do Mirante. “Hoje as crianças brincam, jogam bola e está mais tranquilo. Antigamente era muita confusão. Os caras faziam as coisas erradas e corriam para cá. Com o Ronda aqui, os maus elementos não vêm mais para cá. Hoje em dia isso não acontece mais”, enfatiza a idosa.
Com um trabalho amplo e minucioso, a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda consegue elaborar um diagnóstico sociocultural de cada comunidade e promover, através de parcerias, ações de cunho cultural, esportivo e de lazer para movimentar esses equipamentos públicos.
Para abarcar todas as ideias e demandas de cada nicho populacional foi necessário criar dois projetos distintos, os principais no âmbito social do programa: o Ronda no Bairro Cultural e o Ronda no Bairro Presente, que levam apresentações artísticas e folclóricas que valorizam a cultura alagoana, além de ofertar ações de cidadania em espaços públicos como praças e mirantes, fazendo com que esses equipamentos urbanos sejam ocupados com qualidade pela população.
Vale ressaltar que o aspecto mais importante desse trabalho está em dialogar com os mais diversos atores inseridos no dia a dia de cada território, pois todas essas atividades são definidas a partir dessa escuta, numa forma de incentivar o protagonismo social, outro marco alcançado pelo programa do Governo do Estado.
“A nossa parceria com o Ronda no Bairro é excelente, veio para mostrar que segurança vai além da presença policial. Levar cultura e ações sociais para o povo, jovens, adultos e crianças, também é prevenir a violência e é essencial para a qualidade de vida do povo alagoano. Espero que muitas outras ações possam acontecer em conjunto ainda este ano”, afirma o presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Cícero Silva de Farias.
O índice de crimes nesses espaços caiu consideravelmente após a chegada do Ronda no Bairro, pois no âmbito da prevenção à violência, uma das fórmulas de ouro é manter espaços públicos bem iluminados, ocupados de forma correta e com atrativos para a população, como reitera o subcomandante do programa, capitão PM Andrade.
“Segurança pública não se faz de forma isolada. É preciso que a sociedade entenda de que maneira pode contribuir com as forças de segurança para que possamos alcançar índices cada vez menores de violência em nosso Estado. E o Ronda, por unir o policiamento de proximidade com ações de cidadania e cultura, devolve à população o hábito de frequentar praças e mirantes”, conclui.
Segundo Jorge Souza Santos, morador da Jatiúca há 20 anos, essa nova forma de fazer segurança pública é bem válida. “A presença do Ronda inibiu as ações dos criminosos por aqui. Antigamente era assalto direto, roubo de celular, carteira e até bicicleta. Hoje em dia não vejo mais falar. As pessoas também voltaram a frequentar o Corredor Vera Arruda. Até novos empreendimentos comerciais foram abertos por aqui. Realmente fez muita diferença”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
