Justiça determina imediata transferência de 13 pacientes oncológicos do HGE
Os mandados de intimação foram expedidos pela 18ª Vara Cível da Capital
Em resposta ao pedido de cumprimento de sentença, protocolado pelo defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Daniel Alcoforado, a Justiça determinou, nesta quinta-feira, 28, que o Município de Maceió e o Estado de Alagoas providenciem a imediata transferência de 13 pacientes diagnosticados com câncer e que, atualmente, estão internados no Hospital Geral do Estado (HGE). A determinação é que os pacientes sejam transferidos para um estabelecimento de saúde especializado em oncologia.
Em seu posicionamento, o juiz Rodolfo Osório Gatto Herrmann advertiu que o descumprimento caracteriza crime de desobediência.
Os mandados de intimação foram expedidos pela 18ª Vara Cível da Capital aos gestores das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Maceió e à Diretora Geral do HGE.
O HGE não possui estrutura para receber e tratar pacientes com câncer. A Defensoria Pública atua judicial e extrajudicialmente para garantir que pacientes oncológicos consigam internação nas unidades de referência em Alagoas desde 2011.
Há cinco anos, a instituição conseguiu uma liminar que obriga o Estado de Alagoas e Município de Maceió a realizarem continuamente a transferência dos pacientes para os Centros de Referência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACONS).
No entanto, em seus acompanhamentos e inspeções, a Defensoria vem constatando descumprimentos e exigindo a pronta transferência para os Cacons, conforme determinado em sentença, o que leva a instituição a solicitar o cumprimento de sentença ao Poder Judiciário.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso com pistola dentro de carro na Cidade Universitária
PF indicia ex-ministro Silvio Almeida por importunação sexual
Acidente entre caminhão e carro é registrado na Ponta Verde
Escola repudia ataques racistas e homofóbicos em jogos escolares em Arapiraca
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
