Mês da Mulher: agentes relatam vivências no trânsito de Maceió
Não estamos longe da época em que as mulheres eram privadas de exercer determinadas ocupações no mercado de trabalho. Com o decorrer dos anos, a sociedade tem passado por mudanças e elas têm realizado tarefas que antes eram ditas masculinas, se legitimando e mostrando que estão aptas a desempenhar qualquer função com maestria. É assim na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), onde parte do efetivo de agentes são mulheres.
O protagonismo feminino dentro da SMTT é constante e as agentes de trânsito do órgão compreendem a importância do seu papel e o quanto são fundamentais por servirem de referencial para mais pessoas. “Por ser uma mulher atuando como agente de trânsito, uma função que muita gente acha que é masculina, inspiramos e mostramos para outras mulheres que nós somos capazes de exercer a função que quisermos” conta a agente de trânsito, Rose Caroline.
Mas nas ruas nem tudo é tão tranquilo, pelo fato de muita gente ainda ter a visão equivocada de que o público feminino não deva assumir determinados postos. “Desde quando passei no concurso e fui efetivada na SMTT, trabalhei em diversas funções tanto operacionais internas quanto fiscalizatórias na rua, lidando diretamente com os condutores. Nessas andanças, nos atendimentos a acidentes e demais ocorrências já aconteceram diversas situações em que condutores foram hostis e, por eu ser uma mulher, acharam que poderiam agir ou tratar de qualquer forma. Mas a gente não pode recuar e as pessoas devem compreender que esse é o nosso papel e continuaremos executando da melhor maneira possível”, relata a agente Ana Cristina.
Além de atuarem em atividades administrativas e de cunho fiscalizatório no trânsito da capital, as agentes da SMTT também se dedicam às ações educativas promovidas pela Superintendência em diversas instituições, aproximando o órgão de toda sociedade.
“A gente tem realizado um trabalho bastante educativo no trânsito, pois a SMTT faz muita questão de que estejamos engajadas em ações externas. Eu acredito que essas ações têm ajudado bastante nessa mudança de ponto de vista da população, onde as pessoas já começam a nos ver com outros olhos e nos respeitam cada vez mais. Isso é muito gratificante e importante para o nosso desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Tenho muito orgulho do meu papel na sociedade e faço questão de ser exemplo e fonte de inspiração para outras mulheres que buscam a sua independência profissional”, conta a agente de fiscalização de trânsito, Juliana Lopes.
A SMTT reconhece a importância do empoderamento feminino e destaca cada vez mais a competência e a força da mulher dentro da gestão municipal. “Na SMTT, as mulheres estão por todas as partes e exercem funções em todos os setores. Nosso papel é tratá-las da melhor forma e respeitar pelas profissionais que são. No caso das agentes, consideramos de extrema importância o trabalho que essas guerreiras desempenham no dia a dia do trânsito da capital, atuando para que os maceioenses desfrutem de segurança viária e das devidas condições de trafegabilidade”, enfatiza o titular da SMTT, Antônio Moura.
Veja também
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
