Geral

Crédito para um novo recomeço pode ser alternativa a empresários do Pinheiro

Desenvolve dispôs juros de 6% ao ano e prazo de carência negociado caso a caso

Por Ascom Fecomércio 26/03/2019 19h07
Crédito para um novo recomeço pode ser alternativa a empresários do Pinheiro
Crédito para um novo recomeço pode ser alternativa a empresários do Pinheiro - Foto: Assessoria

Estratégia de desenvolvimento via crédito customizado. Este é um dos focos da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) que foi apresentado a empresários do Bairro Pinheiro, nesta tarde (26/03), na Oficina de Crédito articulada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e pelo Sebrae Alagoas.

Ministrada pela Desenvolve, a oficina expôs como a agência de fomento pode auxiliar estes empresários num possível recomeço. Isso porque em decorrência da instabilidade geológica pela qual o bairro vem passando, muitos empreendimentos foram afetados com a queda de consumidores, já quemuitas famílias se mudaram do local. 

“A gente vai tentar enquadrar as pessoas que estão aqui hoje dentro de uma linha de crédito específica”, disse Leila Valentim, gerente de negócios da Desenvolve ao explicar que a agência trabalha com linhas de financiamento para capital de giro, investimento fixo, investimento misto (que engloba tanto o capital de giro quanto o investimento fixo) e inovação.

A agência vai diminuir a margem de juros e ouvir cada empresário para negociar a ampliação da carência. Afinal, o tempo para a concessão do empréstimo e o prazo de carência foram algumas das preocupações apontadas pelos empresários. “Eu tenho uma farmácia e, se eu não puder ficar lá de forma alguma, eu tenho que ter tempo para poder procurar um outro local, preparar esse outro local e me instalar. Então, se for um prazo curto, realmente, é muito pouco para você respirar e tentar se refazer”, afirmou Fleance Lisboa, empresário do segmento farmacêutico.

O pleito será atendido. Para se ter uma ideia, a Desenvolve trabalha com taxa de juros de 1.4% ao mês para o MEI que acesse crédito de R$ 15 mil e taxa de 1.4% a 2%para microempresas com acesso a crédito de até 200 mil reais; ambas com até 90 dias de carência. No caso dos empresários do Pinheiro,“a taxa que pensamos é de 6% ao ano e mais nada. E é uma taxa que não é juros composto; não é cumulativa”, disse o presidente da Desenvolve, Flávio Dória. Sobre o prazo, o gestor disse não ser um problema. “A carência é coisa que iremos negociar. Agora a gente precisa conhecer a demanda para poder saber como proceder”, reforçou.

Os empresários do bairro terão prioridade no trâmite interno e o Sebrae dará suporte na construção dos planos de negócio destes empreendimentos.Dúvidas sobre garantias reais e necessidade de avalista também foram esclarecidas.Aos presentes, a Desenvolve encaminhará, por e-mail, um formulário de solicitação de crédito que servirá como uma pré-consulta para o direcionamento de crédito, otimizando o tempo.

A assessora técnica da Fecomércio, Graça Carvalho, explicou que a entidade vem trabalhando em várias frentes. Segundo ela, mesmo que o empresário não venha a buscar empréstimo, é importante saber nesse momento quais são as alternativas. “A gente também está atuando nessa parte de tributos, porque uma coisa leva a outra. Por exemplo, para se conseguir o crédito é preciso estar com as certidões em dia e estamos atuando nesse sentido”, pontuo ao dizer que a Prefeitura de Maceió já sinaliza que pode aumentar, no caso da certidão negativa com efeito positivo, a margem do valor máximo para os empresários do Pinheiro. “Sabemos que mais importante do que salvar negócios é salvar vidas, mas não podemos ficar de braços cruzados. Fecomércio e Sebrae agradecem a Desenvolve por nos receberem”, complementou.

Além da Desenvolve, para que os empresários possam avaliar quais opções de crédito atendem às suas necessidades, a Fecomércio e o Sebrae procuraram outras instituições financeiras. Assim, amanhã, dia 27, a Oficina de Crédito será com o BNB (às 19h na sede do Sebrae) e no dia 1º de abril, com o Banco do Brasil (possivelmente na sede da Fecomércio). Para ambos, as entidades solicitaram tratamento diferenciado tanto para os empresários clientes dos bancos (aqueles que já tenham empréstimos e precisam renegociar), quanto para os que não são, mas estão na área atingida.

Consultoria

O Sebrae tem uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a partir de amanhã, dia 27, das 8h às 17h, haverá um consultor no CRC para atender aos empresários do Pinheiro que quiserem obter informações gerenciais, a exemplo de fazer um plano de negócio nesse período de mudança.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Renata Fonseca, informou que algumas destas consultorias, como por exemplo a de layout interno e de fachada, teve subsídio a diretoria aprovou hoje que estas consultorias sejam subsidiadas 90% pelo Sebrae. “Quem quiser vai ter acesso pagando só 10%, em 10 vezes no cartão, que é para ajudar também a vocês se instalarem onde quiserem ir. E aqueles que forem permanecer e desejarem uma consultoria para poder melhorar seu negócio, também vão poder acessar esse subsídio”, Renata Fonseca

Pesquisa

O Instituto Fecomércio AL realizou em fevereiro pesquisa para avaliar os impactos no comércio do Pinheiro e trabalha, atualmente, num novo levantamento, mas desta vez, além dos empresários do Pinheiro, o levantamento pretende alcançar também o de Bebedouro e do Mutange.O objetivo é obter um diagnóstico preciso sobre a situação atual dos comerciantes do bairro para discussão de benefícios tributários e tarifários, políticas de acesso a crédito e de renegociação de dívidas; por isso a importância da participação destes empresários. Basta acessar www.fecomércio-al.com.br, clicar no bannerazul da pesquisa e preencher o formulário.