Centro Psiquiátrico Judiciário reabre ala e amplia atendimento a pacientes
Inaugurado há mais de 40 anos, a unidade realiza a custódia e tratamento de pessoais inimputáveis
A Reforma Psiquiátrica brasileira colocou o tratamento de doenças mentais como protagonista nas unidades de internação, substituindo as antigas práticas manicomiais. Em Alagoas, o Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJ) é a unidade destinada à tutela penal dos inimputáveis, com as ações pontuais do Governo do Estado, desenvolvidas pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), efetivando o tratamento dos pacientes, como prevê a Lei Federal 10.216, de 06 de abril de 2001.
Prestes a completar 41 anos, o estabelecimento passou por inúmeras transformações desde sua inauguração, em 1978. Hoje, possui equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos e psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem, além dos agentes penitenciários que trabalham na unidade.
A estrutura é composta por seis alas, 65 quartos e quatro apartamentos, além de contar com enfermarias, consultórios médico e odontológico, sala de aula, espaço para terapia ocupacional e auditório.
Nesta quarta-feira (17), mais um espaço foi entregue. Com a reforma da ala H, o CPJ passa a contar com mais 16 vagas que serão utilizadas para o período de triagem. Agente penitenciário e chefe do estabelecimento, Alexsandro Luz destaca o investimento em acessibilidade e segurança representado com a entrega do novo espaço.
“Esta ala será de suma importância porque todo o corpo técnico do CPJ, composto por médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, poderá realizar a triagem e, com isso, já identificar o tipo de doença mental, visto que, na porta de entrada, ainda não se tem a certeza do transtorno que acomete aquele paciente. Além disso, cada um dos dezesseis quartos vai acomodar apenas um paciente, que vai dispor de toda a assistência necessária para o início de seu tratamento”, afirmou.
A reestruturação dos espaços da unidade faz parte do trabalho de melhoramento do sistema prisional, de modo a cumprir a legislação relativa ao tratamento dos pacientes. O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, destacou a importância da unidade para o Estado.
“A inauguração do Centro Psiquiátrico em Alagoas foi um marco, pois veio para fomentar as ações antimanicomiais no Brasil. No CPJ, são desenvolvidas inúmeras atividades, com as equipes fazendo uso de técnicas como a praxiterapia. Além disso, o acolhimento por parte da comunidade acadêmica é cada vez maior. Incentivamos a pesquisa nas mais diversas áreas, já que ela traz novas perspectivas para a gestão desse tipo de unidade”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
