Presidentes Jovens das 27 Seccionais da OAB se reúnem em AL
Nivaldo Barbosa Júnior, presidente da OAB Alagoas, destacou o papel do jovem advogado
Presidentes Jovens das 27 Seccionais do Brasil estão reunidos durante dois dias em Alagoas para participar do Colégio Nacional de Presidentes Jovens. A abertura oficial ocorreu na manhã desta quinta-feira (02) com a presença do vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz. Também participaram da solenidade de abertura o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior; a conselheira federal por Alagoas e Coordenadora Nacional de Comunicação da OAB Nacional, Fernanda Marinela; a presidente da Comissão Nacional do Jovem Advogado, Daniela Teixeira; o presidente do Conselho do Jovem Advogado de Alagoas, Pedro Accioly; além de representantes da diretoria da Seccional Alagoas e de outras Seccionais do país.
Em seu pronunciamento na abertura do evento, Luiz Viana Queiroz reforçou que a Ordem vem sendo muito cobrada pela advocacia em demandas exclusivamente voltadas à classe; no entanto, ele ressaltou o papel da instituição também na defesa do estado democrático de direito e da sociedade.
“É fundamental que se perceba que a OAB é uma instituição que tem como pauta principal os problemas e as demandas da advocacia. Mas a OAB não é apenas uma entidade de classe. Temos essa responsabilidade com a pauta classista e seguiremos atuando conjuntamente com as Seccionais do país quando a valorização da advocacia. Somos a única entidade da sociedade civil inscrita na Constituição Federal, com competências públicas, o que nos dá maior responsabilidade, isso fruto de uma história de mais de 85 anos, de construção, de representatividade, de legitimidade e de credibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil. E nessa pauta institucional de defesa do estado democrático de direito, da justiça social, dos direitos humanos, o CFOAB tem feito um esforço de estar sintonizado com a classe, mas atuando nessa pauta para a sociedade”, colocou o vice-presidente nacional.
O vice-presidente finalizou desejando que o Colégio Nacional de Presidentes Jovens traga as demandas da advocacia jovem ao Conselho para que juntos possam atuam na solução dos problemas que advogadas e advogados em início de carreira enfrentam no mercado de trabalho. “O Conselho Federal está aqui para dialogar e principalmente para receber de vocês o que consideram os pontos mais importantes para a jovem advocacia. Não há da nossa parte restrições a discussões de qualquer tema”, concluiu.
Na abertura da solenidade, Nivaldo Barbosa Júnior, presidente da OAB Alagoas, destacou o papel do jovem advogado e falou da satisfação em sediar pela primeira vez o evento. “Alagoas está de portas abertas e ficamos felizes em tê-los neste momento. É um dia para boas discussões e vão perceber como representativo está sendo esse momento. O Sistema OAB precisa ser enxergado como uma corporação que cada um tem seu papel fundamental e vocês tem esse papel”, disse o presidente.
Já Daniela Teixeira, presidente da Comissão Nacional do Jovem Advogado, demonstrou a importância do encontro com as lideranças de cada Seccional. “Nós estamos aqui para debater a razão maior da existência da OAB, que é a jovem advocacia. Vocês já são metade da OAB e precisam ocupar esse espaço. Que estejamos unidos num proposito maior que é defender a advocacia jovem, traçar um plano e metas que possam ser levadas ao Conselho Federal da nossa instituição”, acrescentou.
O presidente do Conselho do Jovem Advogado, Pedro Accioly, acolheu os presentes e desejou que os dois dias de trabalho sejam de bastante produtividade. “Desejo que tenhamos dias de boas discussões, que consigamos discutir as melhores pautas, levar para o jovem advogado do interior do menor estado do país soluções para sua vida. A gente sabe que não é fácil a advocacia em início de carreira. Rogo para que possamos tratar as pautas e levar ao Conselho Federal soluções para aqueles que nós representamos”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
