Justiça determina que município realize colonoscopia e endoscopia em pacientes do SUS
Na decisão, o magistrado ordena que os procedimentos sejam realizados em 30 dias
Em resposta ao pedido dos defensores públicos do Núcleo dos Direitos Coletivos e Humanos, Karina Basto e Daniel Alcoforado, o Judiciário determinou, na última sexta-feira (10), que o Município de Maceió garanta, no prazo de 30 dias, a realização dos exames endoscopia digestiva alta e colonoscopia aos 490 pacientes que aguardam na fila de espera.
Os procedimentos deverão ser realizados em clínicas ou hospitais da rede pública ou particular, situados ou não em Maceió, e a Prefeitura não poderá criar embaraços aos pacientes. Na liminar, o juiz da 14ª Vara Cível da Capital, Antonio Emanuel Dória Ferreira, relembra que o descumprimento da ordem judicial resultará no bloqueio das contas do Município e em multas diárias.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), alguns cidadãos aguardam a realização dos referidos exames desde janeiro de 2018. Ao todo, 490 pacientes esperam na fila, dos quais 285 são para colonoscopia digestiva alta e 205 são para endoscopia. A falta dos exames gerou alto número de judicializações dos procedimentos. Conforme o Núcleo de Saúde da Defensoria Pública, na capital, nos últimos seis meses, a Defensoria Pública protocolou 110 ações individuais, 73 solicitando os procedimentos de endoscopia e 37 de colonoscopia.
Na ação, ingressada pela Defensoria Pública no último dia 22 de abril, os defensores explicam que a rede municipal de saúde oferta 50 exames de colonoscopia por mês, nos hospitais do Açúcar e Santa Casa de Maceió e 38 procedimentos mensais para endoscopia, realizados por três hospitais conveniados (Hospital do Açúcar, Hospital Universitário e Santa Casa de Misericórdia), mas apenas 18 têm sido realizados, devido a suspensão dos exames pelo Hospital Universitário.
Veja também
Últimas notícias
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Advogada conhecida por defender mulheres entra no caso da jovem estuprada em Coité do Nóia: ‘vamos brigar’
Uneal informa sobre procedimentos para pré-matrícula dos candidatos do Sisu 2026
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Educação de Maceió abre inscrições para a Jornada Pedagógica 2026
Como funciona o modo de segurança do WhatsApp contra ataques virtuais
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
