Geral

Servidores públicos de Maceió adiam decisão sobre greve

Categoria afirma que vai insistir para que reivindicações sejam atendidas

Por 7Segundos 17/05/2019 12h12
Servidores públicos de Maceió adiam decisão sobre greve
Servidores de Maceió estão reunidos em frente ao gabinete do prefeito - Foto: Sindspref

Pelo menos pelos próximos dias, não deve haver greve dos servidores públicos de Maceió. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (17), durante assembleia realizada  pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), na Praça Dois Leões, em Jaraguá. A votação sobre uma possível greve geral da categoria foi adiada para a próxima semana.

Ontem (16), representantes dos Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais de Maceió se reuniram com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), que propôs um novo projeto de lei para os servidores municipais.

Por sua vez, a nova proposta apresentada não irá incluir a salubridade. A assembleia realizada nesta sexta teve como objetivo repassar para a categoria o que foi discutido com o prefeito. Uma nova reunião, dessa vez com o secretariado municipal, acontece na próxima terça (21).

A categoria reclama que vêm acumulando perdas salariais desde 2015; e, em cinco meses, o executivo municipal não reajustou o aumento salarial da categoria, que deve ser feito em janeiro, e o qual foi garantido pelos vereadores em 2018, ao ser incluso na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Os servidores pedem 16,10% para o reajuste salarial em 2019. O percentual é referente ao Índice Nacional de Preços do Consumidor (IPCA) de 2018, que foi de 4,17%; e às perdas salariais acumuladas, referente aos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.