Justiça dá 30 dias para prefeitura concluir processos de progressão funcional
Prazo para a conclusão dos processos de progressão funcional é de 30 dias

O Município de Maceió terá que concluir todos os processos administrativos, cujo objeto seja a progressão funcional dos servidores municipais vinculados ao magistério, no prazo de 30 dias. A obrigação, determinada pelo judiciário na tarde dessa segunda-feira (20), atendeu ao pedido feito pelo defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos, Othoniel Pinheiro Neto, em ação civil pública ingressada no mês passado.
No mesmo prazo, a Prefeitura de Maceió deverá apresentar em juízo os nomes de todos os servidores vinculados ao magistério municipal que ingressaram com pedidos administrativos objetivando a mudança de classe ou de nível (conforme Lei Municipal nº 4.731/1998). Caso haja descumprimento da decisão, o executivo municipal poderá sofrer multas diárias, conforme determina os artigos 135 a 137 da Lei Municipal nº 4.973/2000 – Estatuto dos Servidores Municipais de Maceió.
De acordo com o defensor público, o prazo legal para a conclusão dos processos de progressão funcional automática para os servidores municipais de Maceió é de 30 dias, no entanto, muitos servidores aguardam a conclusão dos seus processos há mais de cinco anos.
Para Pinheiro Neto, a decisão é uma vitória significativa para os servidores públicos de Maceió. “A Defensoria Pública buscou o efetivo cumprimento da lei e da Constituição Federal. A ação tem por base a efetividade do direito de petição (art. 5, XXXIV, “a” da CF), que não se restringe ao mero peticionamento do cidadão junto aos órgãos públicos, mas obriga a efetiva conclusão dos pedidos de cada servidor, no caso de Maceió, dentro do prazo legal de 30 dias, como prescreve a legislação municipal”, explica.
Veja também
Últimas notícias

Desaprovação a Lula no Nordeste sobe 9 pontos e chega a 46%, diz Quaest
![[Vídeo] Carteiro é perseguido por perus em bairro nos Estados Unidos](https://img.7segundos.com.br/dGiNM6DxcjokAGTHXwu5CAUIR7U=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/25832d03-660e-412b-b148-23c2309b22c8.jpg)
[Vídeo] Carteiro é perseguido por perus em bairro nos Estados Unidos

Jovem é preso por ameaçar matar a própria mãe em Paulo Jacinto

‘Não tinha placa’, diz Carlinhos Maia sobre passeio de quadriciclo em área de desova de tartarugas

Trump impõe tarifas até a ilhas habitadas apenas por animais

Durval Lelys e Menos é Mais são anunciados como atrações do aniversário de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
