Prefeitura envia à Câmara PL que institui política de ciência, tecnologia e inovação
PL foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta (30)

A Prefeitura de Maceió enviou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira (30), o Projeto da Lei que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O PL, publicado na edição desta quinta-feira (30), do Diário Oficial do Município (DOM), foi elaborado pelo Gabinete de Governança (GGOV) e tem objetivo de promover iniciativas com soluções inovadoras de baixo custo, alto impacto e que melhorem a vida dos maceioenses. Entre as ações previstas estão a criação do Conselho, Plano e Fundo Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, e do Prêmio Inova Maceió.
O Projeto de Lei foi elaborado a partir de um grupo de trabalho multidisciplinar com a participação do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A discussão foi ampliada com uma consulta pública e abriu espaço para a participação dos maceioenses na elaboração do projeto, que foi adequado de acordo com as solicitações. Ele visa estimular inovação, economia criativa, empreendedorismo, pesquisa e qualificação científica e tecnológica no Município.
A secretária municipal de Governança, Íria Almeida, explica a proposta. “Queremos criar um ambiente legal propício para a implementação da política pública voltada à ciência, tecnologia e inovação. Isso vai permitir que o Município se aproxime mais de quem trabalha com pesquisa em faculdades e no setor privado, por exemplo. Com isso, a gente vai conseguir mapear um ecossistema de inovação e promover ações que sejam efetivas para o desenvolvimento desses trabalhos”, destacou.
Com aprovação da Câmara, a lei entrará em vigor e o Gabinete de Governança norteará as próximas etapas. “Após análise e aprovação da lei, a gente vai lançar um credenciamento para os interessados para que possam usufruir dos benefícios. Esse trabalho vai gerar um sistema municipal de inovação e posteriormente ações executadas”, acrescentou Íria.
A Lei de Inovação propõe a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, composta pelo Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), Conselho Municipal (CMCTI) e Plano Municipal. A publicação do projeto também cita mecanismos de incentivo e promoção do setor em Maceió por meio do Fundo Municipal (FMCTI), do desenvolvimento, aquisição ou incorporação de soluções inovadoras e da concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura, além do Prêmio Inova MCZ.
De acordo com o secretário adjunto de Inovação, Ary Neto, a lei será uma grande conquista para a cidade com vários benefícios. “Esses mecanismos vão permitir que o Município faça o financiamento de projetos e encomendas tecnológicas, não necessariamente a contratação de um produto pronto, mas a contratação da resolução de problemas com o uso da tecnologia. A administração pública será beneficiada com a possibilidade de aquisição de novos produtos tecnológicos e a cidade ganha com o incentivo à inovação”, pontuou.
Prêmio Inova MCZ
O Município pretende reconhecer experiências de sucesso e premiar os atores que se destacam na promoção do conhecimento. Alunos da rede pública municipal, estudantes do Ensino Superior de Maceió e servidores públicos poderão concorrer ao Prêmio Inova MCZ, com trabalhos que tenham contribuído na prática da inovação em processos, bens ou serviços.
Referência
No último dia 18 de maio, durante a quarta edição do Sebrae Startup Day, um dos maiores eventos voltados para ideias e negócios inovadores, o GGOV apresentou o resultado da consulta pública para a construção do Projeto de Lei de Inovação. O case foi visto por empresários, startups e especialistas em empreendedorismo e inovação. A consulta foi feita em fevereiro pelo aplicativo Colab, com ampla divulgação e participação dos maceioenses.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
