Prefeito pede apoio ao Estado para solucionar problemas no Pinheiro
Ofício foi encaminhado ao governador Renan Filho, nessa quinta-feira (30)

O prefeito Rui Palmeira encaminhou, nessa quinta-feira (30), ofício ao governador de Alagoas, Renan Filho, solicitando apoio do Governo do Estado na execução de um plano estratégico de atuação nos bairros de Bebedouro, Pinheiro e Mutange, atingidos por rachaduras, tremores e afundamentos. No documento, o prefeito afirma que o relatório divulgado no último dia 8 pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) “não deixa dúvidas quanto à necessidade de atuação imediata e coordenada dos órgãos públicos nos mais diferentes níveis federativos para resguardar moradores, bens e instalações da região”.
Rui Palmeira justifica que a gravidade da situação e os desdobramentos econômicos e sociais na região esbarram na falta de capacidade técnica e financeira do município de assumir sozinho as ações, sendo necessário o apoio dos governos Federal e Estadual. “De fato, a administração municipal vê-se incapaz de ofertar, sozinha, as soluções necessárias à resolução da problemática enfrentada pela comunidade local”, diz Rui. “O Estado de Alagoas tem muito a colaborar com o plano”, reforça.
O prefeito explica, no ofício, que paralelamente à elaboração do plano – que já está em andamento –, o Município e outras instituições, como o Ministério Público Federal, defendem a execução de medidas emergenciais, especialmente no bairro Mutange, que se encontra em situação crítica, conforme aponta o laudo da CPRM.
São três as medidas emergenciais apontadas pelo Município:
Novos aluguéis sociais para o Mutange – a Prefeitura lembra no ofício que o relatório da CPRM determina a imediata evacuação dos moradores do bairro, principalmente das moradias localizadas nas encostas. No entanto, destaca a necessidade da liberação do aluguel emergencial por parte do Governo Federal para que haja a retirada das famílias. Como o valor liberado até agora não contempla as 2.415 famílias cadastradas no bairro, a Prefeitura solicita aporte financeiro do Estado e da União. O Município diz ainda que um novo cadastramento identificou outras 2.038 famílias que também precisam do benefício.
Demolição de imóveis – No ofício, o prefeito Rui Palmeira também solicita recursos financeiros e operacionais do Estado para a demolição dos imóveis desocupados, com o objetivo de impedir novas ocupações das áreas de risco.
Suporte para cadastramento – Embora já tenha efetuado o cadastramento de parte das famílias atingidas, a Prefeitura afirma que os estudos da CPRM recomendam a ampliação do serviço, e conta, para isso, com o apoio material e de pessoal do Estado para que processo seja mais rápido.
Rui Palmeira ressalta “a extrema e urgente necessidade de que o Estado de Alagoas atue de forma eficaz e permanente, buscando a resolução dos problemas enfrentados, em face da impossibilidade financeira do Município”.
O prefeito destaca, ao final, que outros requerimentos foram encaminhados pelo Município a secretarias e órgãos estaduais. tendo sido oficiadas, no último dia 21, as Secretarias de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Defesa Civil Estadual (Comdec).
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
