Central de Tratamento de Resíduos de Maceió é destaque nacional
Titular da Sudes foi convidado pela BandNews para falar sobre o projeto
Considerada uma das mais modernas do Brasil, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da capital se tornou destaque nacional nesta quarta-feira (05). No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maceió apresentou o case de gestão da concessão pública realizada pela Prefeitura de Maceió para a administração da CTR e os avanços em relação ao tratamento dos resíduos coletados.
A apresentação aconteceu na manhã de hoje em Salvador, na Bahia, e foi feita pelo titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Gustavo Acioli Torres. O gestor foi convidado pela BandNews para falar sobre o trabalho durante o seminário “BandNews Discute: Cidades Inteligentes – Gestão de Resíduos”.
Realizado pela rede televisiva em parceria com a União dos Municípios da Bahia, o evento discutiu e expôs cases de gestão de sucesso no país entre a administração pública e a iniciativa privada, mostrando os exemplos não somente de Maceió, que foi colocada como referência neste tipo de concessão, mas também de Curitiba, Sergipe, da Bahia e do Espírito Santo.
“É com muita satisfação que participamos em Salvador do seminário promovido pela BandNews, um grato convite em reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito na gestão da CTR e que representa a visibilidade nacional aos avanços em relação ao manejo dos resíduos até a destinação final. Apresentamos todos os dados, do funcionamento da concessão pública até os estudos avançados para o reaproveitamento de resíduos, como o tratamento do chorume para reuso e restos de poda. Trata-se de um equipamento público de grande importância para a cidade, onde o funcionamento é completamente seguro e sem danos ao meio ambiente conforme já constataram os órgãos fiscalizadores”, destacou Gustavo Acioli Torres.
Conforme ressaltou o titular da Sudes, a participação de Maceió no evento também se deve ao fato da capital alagoana ter sido uma das primeiras do Brasil a encerrar o lixão conforme estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010. Segundo a organização do seminário, a apresentação dos cases buscou contribuir com a discussão sobre a importância da destinação adequada do lixo produzido pelos municípios e auxiliar os prefeitos das quatrocentas e dezessete cidades do estado da Bahia a por em prática a lei que proíbe o descarte de resíduos em lixões abertos.
Veja também
Últimas notícias
Jaraguá recebe nesta sexta-feira (19) o evento Educar é Massa, promovido pela Prefeitura
Charles Pacheco sanciona leis que garantem reajuste salarial aos servidores municipais de São Sebastião
Leonardo Dias critica aumento do ICMS durante sessão na Câmara de Maceió
De volta à Brasília, Heloísa Helena dispara contra Lula e Bolsonaro em primeiro discurso
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
