Estudantes do Jacintinho aprendem sobre reaproveitamento de alimentos
Oficina ministrada pelo projeto Mesa Brasil do Sesc é uma parceria com articulação da equipe social do Programa Ronda no Bairro que atua na área há mais de um ano

Alunos da Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, no Jacintinho, tiveram uma manhã atípica de atividades nesta quarta-feira (12). A articulação da equipe social do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, reuniu crianças e adolescentes estudantes do colégio localizado na área de atuação do programa para participar da Oficina de Aproveitamento de Alimentos, oferecida pelo Projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Lá eles aprenderam, além da parte teórica, diversas receitas doces e salgadas feitas à base de macaxeira.
A coordenadora de Articulação e Mobilização do Ronda no Bairro, Áurea Vasconcelos, esteve à frente das negociações para que a ação na escola acontecesse e, com os resultados, celebrou o sucesso do evento. “Conseguimos um público muito bom e interessado em aprender. É gratificante ver que eles também estão buscando saber mais sobre esses cuidados, entendendo que se faz necessário hoje em dia explorar essas alternativas de consumo”.
Na oportunidade, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre os impactos dessas ações para o meio ambiente e a própria qualidade de vida, ministrada pela nutricionista Fernanda Alencar, responsável pela equipe de profissionais do Mesa Brasil que esteve no local, que chamou a atenção de todos para a importância da utilização total dos alimentos.
“Em cada ação educativa nós temos surpresas. E, aqui, com certeza nós deixamos plantada uma semente de que é preciso repensar nossa forma de consumir e do que devolvemos ao mundo, combatendo o desperdício de alimentos”, afirmou.
Os participantes, como a estudante de 13 anos Larissa dos Santos, do 7º ano, invadiram a cozinha da escola e produziram três receitas a partir da polpa e da casca da macaxeira. Em entrevista para a reportagem, ela celebrou a experiência. “Nunca imaginei que dava pra fazer tanta coisa com macaxeira, mesmo sendo uma coisa que a gente come sempre. Fiquei chocada, principalmente com o brigadeiro”, referindo-se à iguaria feita com a polpa da raiz cozida e machucada.
Veja também
Últimas notícias

Líder de facção criminosa de Alagoas é preso no interior da Bahia

Homem morre após colidir moto com reboque carregado de colchões em curva próximo a Cacimbinhas

São João de Arapiraca conta com shows de Cavaleiros, Millane Hora, Fascínio e Samyra Show

Homem é acusado de roubar celular em ponto de ônibus no bairro Santo Amaro, em Maceió

Coruripe Arretado coloca a cidade entre os maiores polos juninos do Brasil

Heytor, o Boyzinho, conquista público em Arapiraca com show elogiado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
