Estudantes do Jacintinho aprendem sobre reaproveitamento de alimentos
Oficina ministrada pelo projeto Mesa Brasil do Sesc é uma parceria com articulação da equipe social do Programa Ronda no Bairro que atua na área há mais de um ano
Alunos da Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, no Jacintinho, tiveram uma manhã atípica de atividades nesta quarta-feira (12). A articulação da equipe social do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, reuniu crianças e adolescentes estudantes do colégio localizado na área de atuação do programa para participar da Oficina de Aproveitamento de Alimentos, oferecida pelo Projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Lá eles aprenderam, além da parte teórica, diversas receitas doces e salgadas feitas à base de macaxeira.
A coordenadora de Articulação e Mobilização do Ronda no Bairro, Áurea Vasconcelos, esteve à frente das negociações para que a ação na escola acontecesse e, com os resultados, celebrou o sucesso do evento. “Conseguimos um público muito bom e interessado em aprender. É gratificante ver que eles também estão buscando saber mais sobre esses cuidados, entendendo que se faz necessário hoje em dia explorar essas alternativas de consumo”.
Na oportunidade, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre os impactos dessas ações para o meio ambiente e a própria qualidade de vida, ministrada pela nutricionista Fernanda Alencar, responsável pela equipe de profissionais do Mesa Brasil que esteve no local, que chamou a atenção de todos para a importância da utilização total dos alimentos.
“Em cada ação educativa nós temos surpresas. E, aqui, com certeza nós deixamos plantada uma semente de que é preciso repensar nossa forma de consumir e do que devolvemos ao mundo, combatendo o desperdício de alimentos”, afirmou.
Os participantes, como a estudante de 13 anos Larissa dos Santos, do 7º ano, invadiram a cozinha da escola e produziram três receitas a partir da polpa e da casca da macaxeira. Em entrevista para a reportagem, ela celebrou a experiência. “Nunca imaginei que dava pra fazer tanta coisa com macaxeira, mesmo sendo uma coisa que a gente come sempre. Fiquei chocada, principalmente com o brigadeiro”, referindo-se à iguaria feita com a polpa da raiz cozida e machucada.
Veja também
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
