Luciano Barbosa defende a ampliação do Fundeb durante audiência pública na ALE
Vice-governador e secretário de Estado da Educação destacou a importância do Fundo para o futuro educacional no Brasil
Durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), nessa segunda-feira (17), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb) para a educação de Alagoas.
Barbosa e demais autoridades da Educação estiveram presentes no evento, que teve como tema a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que visa a permanência e alterações no Fundeb. O prazo de vigência do Fundo termina em 2020.
Segundo Barbosa, o Governo do Estado é responsável pelo repasse de R$ 600 milhões de reais para os municípios alagoanos. Tal investimento, no entanto, é potencializado por meio do orçamento disponibilizado pela União. Sem a existência do Fundeb, muitas políticas educacionais ficariam comprometidas.
“Nossa questão é: o que melhorar no Fundeb? Acredito que colocar o Fundeb não mais como uma disposição transitória, mas no texto da Constituição, é fundamental, por vários motivos. Não há como recompor a sociedade brasileira sem que seja abordado, de maneira consistente, a grande desigualdade que possuímos”, defendeu.
Repensar o Fundeb é, para o secretário, um dos pontos-chave para a efetiva mudança educacional no Brasil. “Precisamos ver como a gente repensa o Fundo para aumentar o Valor Aluno-Ano (VAA), para que a compensação para os municípios seja suficiente para que eles possam se planejar e dar uma educação básica e de qualidade para os filhos da população”, disse.
Combate à desigualdade
O discurso do secretário ressalta o ponto principal na apresentação da relatora da PEC, a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM- TO), que esteve no evento para explicar a proposta. Professora Dorinha, como é conhecida, mostrou para os presentes a necessidade de realizar um recorte municipal no repasse dos recursos arrecadados pela União.
“O intuito da PEC é ampliar o apoio financeiro da União.A ideia é que, invés de olhar o Estado, sejam olhadas as redes de ensino e o dinheiro seja aplicado de acordo com a necessidade de cada rede, de forma a diminuir as diferenças sociais e dando prioridade às redes mais pobres, mais vulneráveis. Escolas e municípios mais necessitados, receberiam mais recursos financeiros e técnicos, em razão da responsabilidade social que a União deve ter para com a população”, destacou.
A proposta
A PEC 15/2015, de autoria da deputada Raquel Muniz, visa reforçar o regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. A lei de regulamentação do Fundeb, apontada pela Professora Dorinha, é a responsável pela busca da diminuição das desigualdades acentuadas que o sistema de ensino básico brasileiro possui.
Além da reorganização na distribuição dos recursos, a PEC prevê o aumento no investimento feito pela União. Atualmente, o Governo Federal é responsável por 10% do Fundeb. O texto da PEC propõe um repasse de 15% da União, pois leva em consideração que a mesma recebe o maior quantitativo tributário de todo o País. O repasse de 15% deve, ainda, sofrer acréscimos graduais de 1% ao ano, de forma a totalizar 30%.
O convite à Professora Dorinha foi feito pela deputada federal Tereza Nelma, participante da Comissão da Permanência do Fundeb, que fez parte, na semana passada, de uma audiência pública com o Fórum Nacional de Educação. Alagoas foi o terceiro Estado no qual Professora Dorinha discutiu a PEC 15/2015 com autoridades que trabalham em prol da educação pública no País.
Últimas notícias
Estudantes são assaltados por dupla armada na porta de casa em Arapiraca
Polícia procura por homem que atropelou criança com cavalo em Matriz de Camaragibe
Homem é preso suspeito de agredir mulher em Arapiraca; filhas e vizinho relatam agressões diárias
Homem é atacado e esfaqueado em via pública em Palmeira dos Índios; suspeitos são presos
Suspeito de tentar assaltar pedreiros de uma obra é espancado por populares em Arapiraca
Operação em AL mira organização interestadual com R$ 400 milhões em movimentações suspeitas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
