Trinta guardas municipais de Maceió recebem porte de arma
Cerimônia de entrega de porte de arma aconteceu nesta sexta (12)
A segurança pública nasce e começa nos municípios. É o que entende a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Nesse sentido, após uma capacitação de, aproximadamente, seis meses, ministrada pela Polícia Federal (PF), 30 agentes da Guarda Municipal de Maceió receberam portes de arma de fogo para desenvolver habilidades e atitudes para o manejo e uso das armas. A entrega foi feita pelo prefeito Rui Palmeira em evento realizado nesta sexta-feira (12), na sede da PF em Alagoas.
Maceió passa a ser a primeira cidade de Alagoas com a prática. Para o prefeito Rui Palmeira, a capacitação dos agentes contribui para a segurança em todo o Estado. “A partir de hoje, temos um grupo de guardas capacitados, preparados e autorizados a portar armas de fogo. Isso para nossa cidade é muito importante. Que a Guarda Municipal possa ter um papel de altivez em relação às questões de segurança pública”, ponderou.
“E, claro, queremos aumentar esse quantitativo. Esperamos que se abram novas turmas para que possamos inserir mais guardas. Até porque sem o porte, em algumas regiões da cidade, é impossível um guarda municipal adentrar. Então, a gente fica numa expectativa muito boa de poder contribuir com a segurança pública”, finalizou o prefeito.
Enio Bolivar, secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, afirma que a entrega do porte de arma é um momento histórico e mais uma conquista para a Guarda Municipal. “Estamos legitimando o guarda a trabalhar de forma segura e de forma profissional em Maceió. Essa parceria com a PF será continuada e estaremos capacitando cada vez mais os guardas”, disse. “O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) já faz com que o guarda esteja inserido na segurança pública como um todo. Então, a importância do guarda estar armado e podendo defender a sociedade é enorme. Essa é uma conquista que os guardas têm que celebrar”.
O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que foi criado pela Lei nº 13.675/2018, estabelece a integração entre órgãos e instituições da Segurança Pública e Defesa Social, o que inclui as guardas municipais. O objetivo é disciplinar a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, além de promover a integração das ações dos órgãos de segurança de todo o país.
Rolando Alexandre, superintendente da PF em Alagoas, falou sobre a parceria. “Essa ação representa um avanço. A Guarda Municipal entra em uma nova fase, uma fase bem mais ostensiva e podendo ampliar sua forma de atuação. No momento em que vivemos, em que a segurança pública está em voga, é muito importante essa colaboração. A parceria com a Polícia Federal visa um treinamento e aperfeiçoamento desse agente”.
Atualmente, a capital conta com mais de 700 guardas municipais e, segundo Geronimo Barbosa, comandante geral da Guarda, a entrega do porte de arma era um evento muito esperado. “Afinal, todas as forças de segurança precisam trabalhar integradas e de forma responsável. Então, nossa responsabilidade aumenta agora. Fortalecendo um trabalho em benefício da sociedade”.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
