Programa Inova Mcz promove Ciência, Tecnologia e Inovação

Com o objetivo de promover iniciativas com soluções inovadoras de baixo custo, alto impacto e que melhorem a vida dos maceioenses, a Prefeitura de Maceió lançou, nesta quarta-feira (17), o Programa Inova Mcz. A iniciativa vai fomentar o empreendedorismo por meio de várias ações, entre elas, o Conselho, Plano e Fundo Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, além de um prêmio. O Programa tem início após aprovação da Lei de Inovação, que instituiu a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O lançamento aconteceu na sede da Prefeitura em Jaraguá. “Neste primeiro momento, apresentamos o Programa para as pessoas que fazem parte da Prefeitura e às que ajudaram o Município na construção desse trabalho, iniciado em agosto do ano passado. A partir daí, construímos a lei e o marco legal que vão dar o pontapé a esse programa”, informou a secretária municipal de Governança, Íria Almeida.
A gestora também destacou o objetivo do Inova Mcz. “O Programa foi criado para inserir a política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação na gestão e na vida do cidadão. Estamos implantando a política de inovação e a ideia é trazer a sociedade civil para compartilhar a responsabilidade de termos essa política implementada”, explicou Íria.
Rodrigo Carvalho, assessor em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou do grupo de trabalho multidisciplinar que elaborou o Projeto de Lei. “A Ufal foi convidada para auxiliar e ajudar na elaboração, principalmente, da Lei de Inovação de acordo com o novo marco legal de inovação. É importante a nossa participação, pois a Lei tem o objetivo de aproximar o meio acadêmico dos entes públicos e o empresariado. Então fazendo esse elo, esses três entes e a sociedade só têm a ganhar, por que só assim a inovação será desenvolvida”, pontuou.
A elaboração do Projeto de Lei também contou com a participação do Sebrae e Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea). Além disso, houve uma consulta pública para a participação dos maceioenses.
Renata Fonseca, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, ressalta a importância do programa para a capital. “É uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo inovador e de mudar a realidade do Município. Quem faz inovação é academia, que cria um novo produto, mas para ele chegar ao consumidor tem que ser comercializado e é geralmente por pequenas empresas. É importante porque a Prefeitura vai disponibilizar melhores serviços aos munícipes e visitantes, e isso vai gerar novos negócios para as empresas inovadoras que estão instaladas em Maceió ou que vierem se instalar”, ressaltou.
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Alagoas (Assespro/AL) participou do lançamento e parabenizou a iniciativa do Município. “Essa é uma das iniciativas mais importantes que a Prefeitura já fez para o futuro da cidade. Considero a Lei de Inovação uma das leis mais modernas do país. É fundamental estarmos integrados ao desenvolvimento econômico e social baseado no desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia. Maceió está de parabéns, pois temos uma das melhores oportunidades de inovar na capital”, destacou Jean Paul Neumann, presidente da Assespro /AL.
Veja também
Últimas notícias

Dia das Crianças: Girau do Ponciano realiza mais uma edição do “Parque dos Sonhos” neste domingo (12)

Defensoria Pública atende moradores do Tabuleiro do Martins nesta quinta-feira (9)

Prefeito Allan de Jesus garante fardamento escolar para alunos da rede municipal

Festival de Música de Penedo homenageia Hermeto Pascoal

Prefeita participa de comemoração pelo dia dos agentes de saúde e de endemias em Novo Lino

Projeto Seis e Meia estreia em Penedo com shows de Edson Cordeiro e Elaine Kundera
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
