Caso de Aids em Alagoas caem no primeiro semestre de 2019
Estado seguiu a contramão do país que registrou aumento nos últimos anos
A conscientização do sexo seguro entre os alagoanos é aparente nos números que apontam uma diminuição consideravel nos casos de Aids no Estado. No primeiro semestre deste ano foram notificados 37 novos casos pela pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). No ano passado foram no total 336 casos e em 2017 foram notificados 380.
A maioria dos casos foi registrado na faixa etária 30 a 39 anos com quinze, seguido dos 20 aos 29 com oito e 50 a 59 com cinco casos.
A queda também foi registrada nos casos de HIV. Em 2017 foram 798, seguido de 775 em 2018 e no primeiro semestre deste ano foram notificados, até o momento, 190.
A maioria dos casos está nas idades entre 20 e 29 com cinquenta e nove, seguido dos 30 a 39 com quarenta e nove e de 40 a 49 com trinta e quatro.
Panorama nacional
Um novo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), divulgado no último dia 16, aponta que o número de casos da doença aumentou 21% no Brasil desde 2010. Estamos na contramão do resto do mundo: nos últimos oito ano, houve uma redução de 16% da taxa de pessoas infectadas pelo vírus ao redor do globo.
Na América Larina, o número de casos de aids cresceu 7% — sem o Brasil na conta, a região teria tido queda de 5%.
Veja também
Últimas notícias
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Legendário candidato ao BBB 26 fez propaganda de motel com Patixa Teló
Ladrão mete o caô ao tentar invadir casa de sargento: “Eu moro aqui”
[Vídeo] Pescador filma jacaré gigante nadando tranquilo em rio: “De estimação”
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
