Vivo é condenada a pagar R$ 10,4 milhões por ligação de telemarketing
o consumidor prestou queixa alegando ter recebido uma ligação do telemarketing da operadora com a oferta de um serviço
A Vivo foi condenada a pagar uma multa de R$ 10,4 milhões por ter feito ligação telefônica com cunho publicitário para um consumidor cadastrado no Sistema de Bloqueio de Telemarketing. A chamada Lista Antimarketing permite a qualquer pessoa cadastrar o número com DDD de Minas Gerais para não receber chamadas com fins de propaganda.
Em sua defesa, a empresa alegou que o Ministério Público, responsável pela condenação, não tem legitimidade para julgar o caso, mas a promotoria rebateu a afirmação.
De acordo com o processo administrativo aberto contra a Vivo no Procon, o consumidor prestou queixa alegando ter recebido uma ligação do telemarketing da operadora com a oferta de um serviço. O problema é que essa pessoa havia cadastrado seu número de DDD 31, da região metropolitana de Belo Horizonte, no sistema de bloqueio, previsto em lei estadual, para não receber chamadas e nem SMS de telemarketing.
Como descumpriu a norma, segundo o MP, a Vivo foi multada. O valor a ser arrecadado vai para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Para a operadora, a promotoria não tem legitimidade para analisar o assunto por ser um fato de direito individual. Na avaliação da Vivo, a Anatel seria o órgão competente para analisar o caso. A empresa incluiu esses dois argumentos no processo.
O Ministério Público rebateu as duas afirmações. Disse que por ser um caso de direito individual homogêneo, configura ação coletiva, pelas regras do Direito. Além disso, segundo a promotoria, se tratando de processo sobre propaganda, encaixa-se nos exemplos de Direito difuso, relativo também à coletividade e, portanto, de atribuição do MP.
Sobre a Anatel atuar, e não a promotoria, o Ministério Público ressaltou que as agências reguladoras não podem analisar práticas definidas no Código de Defesa do Consumidor, fato já decidido por tribunais superiores.
A assessoria de imprensa da Vivo foi procurada e não retornou até a publicação da reportagem.
Todas as grandes operadoras do país estão sendo investigadas.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
