Capacitação prepara fiscais para novo Código de Limpeza
De acordo com a nova legislação, todos os recursos provenientes de multas serão revertidos para melhorias em ações de fiscalização

Os fiscais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), antiga Slum, participam nesta sexta-feira (13) de uma capacitação técnica na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, para a atuação com base nos artigos do novo Código Municipal de Limpeza Urbana. Agora, a partir da nova legislação, cidadãos e empresas que forem flagrados com descarte irregular de resíduos podem receber multas com valores que variam de R$ 120 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade da infração. Durante a capacitação, os servidores que atuam na fiscalização serão orientados sobre estas penalidades, além das demais novidades.
A capacitação tem início às 09 horas, no auditório da Prefeitura, e será conduzida pela Assessoria Jurídica e pela Diretoria de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, que foram responsáveis pela elaboração do novo Código. Titular do órgão, Gustavo Acioli Torres explica que o conteúdo da lei sancionada na última semana pelo prefeito Rui Palmeira já é de conhecimento dos fiscais, no entanto a capacitação é necessária para sanar dúvidas, já que traz adequações também às legislações nacionais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“O novo Código de Limpeza Urbana de Maceió é um grande marco na gestão de resíduos sólidos da capital, principalmente por trazer adequações legais após 25 anos, que é o período do código anterior. Conseguimos a aprovação da lei na Câmara de Vereadores e agora, após a sanção do prefeito, iniciamos a etapa de educação ambiental com a atuação direta com a população. Faremos primeiro orientações para que possamos autuar cidadãos e empresas que forem flagrados jogando lixo na rua. As penalidades são rígidas, com possibilidade de embargos e apreensões de materiais, medidas que podem refletir na redução das irregularidades em conjunto com ações educativas”, explica o superintendente.
De acordo com a nova legislação, todos os recursos provenientes de multas serão revertidos para melhorias em ações de fiscalização, educação ambiental e trabalho operacional de limpeza urbana. Além dos fiscais, a capacitação também deve contar com a participação de educadores ambientais e técnicos de setores estratégicos da Sudes.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas propõe nova política de educação profissional e prioriza alunos da rede pública

Bombeiros de Alagoas participam de Simulado Operacional do Nordeste

PM prende em Maceió homem que estava foragido há 16 anos pelo crime de homicídio

Clube do Servidor será palco da Copa da Liga Arapiraquense de Futsal neste fim de semana

Polícia Civil prende homem acusado de estupro contra adolescente em Carneiros
Alta hospitalar para a morte? MP denuncia abandono de pacientes sem condições de autocuidado em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
