População maceioense pode denunciar casos de trabalho infantil
Peti Volante e a Abordagem Social atuam em conjunto no combate ao trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem realizando ações para combater diariamente o trabalho infantil em Maceió. Mas a população também pode contribuir com a causa, não incentivando essa prática e denunciando casos de violação de direitos.
Para atender casos de trabalho infantil ou de qualquer tipo de violação de direitos, a população tem à sua disposição os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizados em diversos bairros da capital. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Volante fazem a identificação desses jovens, que é feita por busca ativa, e oferecem encaminhamentos adequados às famílias, diminuindo assim, a incidência de trabalho infantil e juvenil.
Os Conselhos Tutelares também desempenham papel importante na luta contra as diversas formas de exploração, incluindo o trabalho infantil. Em Maceió, existem 10 regiões administrativas que concentram o trabalho dos Conselhos e abrangem todos os bairros. Os conselheiros tutelares podem ser acionados pela população em caso de qualquer tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes.
Denúncias sobre exploração de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil podem ser feitas pelo número 0800 284 8048. Outra forma de contribuir para que se evite a situação de mendicância nas ruas da Capital, a exploração infantil e o consumo de drogas é participar da campanha “Promova a Cidadania, Não Dê Esmolas”, da Semas, que trabalha junto à população a importância de não dar esmolas para não incentivar a mendicância, a exploração infantil e o consumo de drogas. O link da campanha no site da Semas clique aqui
De acordo com a coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves, é importante que a população e os ambulantes também façam a sua parte, não comprando e nem contratando serviços vindos de crianças nem de adolescentes.“A campanha ‘Promova a Cidadania, Não Dê Esmolas’ não tem o objetivo de desestimular o ato solidário de doar, mas fazer com que a população contribua com o trabalho que é feito durante o ano pela Prefeitura de Maceió com este público. Existem instituições cadastradas pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) que irão receber essas doações e as utilizarão em prol de crianças e adolescentes”, disse.
As crianças da capital caracterizadas como em situação de exploração são encaminhadas pela Semas aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. As medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.
Para denunciar casos de exploração de crianças e adolescentes, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estão prontos para atender à população:
Creas Paefi Jatiúca
Endereço: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 210, Quadra 10, Jatiúca.
Telefone: (82) 3315-1605
Creas Paefi Orla Lagunar/Vergel
Endereço: Rua Santos Pacheco, número, 342, Prado.
Telefone: (82) 3221-2309.
Creas Santa Lúcia
Endereço: Rua Belmiro Amorim, 346 – Santa Lúcia.
(Em frente a Casa Lotérica)
Telefone: (82) 3315- 6428
Creas Paefi Benedito Bentes
Endereço: Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, quadra e lote 01, Complexo Benedito Bentes.
Telefone: (82) 3315–5919
Creas Paefi Poço
Endereço: Praça Raul Ramos, s/n, Poço.
Telefone: (82) 3327-3239.
Veja também
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
