[Vídeo] Policiais militares simulam adversidades em curso de salvamento aquático
O treinamento é gratuito e cada turma é formada por 45 militares
![[Vídeo] Policiais militares simulam adversidades em curso de salvamento aquático](https://img.7segundos.com.br/T1iI8ThRsOjkeeHNhWtRFKFQXV8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/139817-2_jpg.jpeg)
Buscando capacitação profissional, policiais militares de Alagoas participam de um Curso Policial de Capacitação Aquática (CPCA). No lugar de abordagens, como é de rotina, um grupo formado por 45 PMs se concentrou na orla de Pajuçara, em Maceió, nesta sexta-feira (18), para dar início a um treinamento diferente do usual: o resgate vítimas de afogamentos.
O 7Segundos esteve na faixa de areia para conferir de perto o treinamento e conversou com o comandante da Academia Militar, coronel Luna. Na oportunidade, ele explicou que embora o resgate em água seja atribuição do Corpo de Bombeiros (CBMAL), o policial militar deve estar preparado para agir em qualquer meio.
"O policial militar é um agente de segurança e ele tem que está pronto para agir em qualquer meio. Muito embora não seja a função precípua do policial militar, o salvamento e o deslocamento em água, mas ele deve estar preparado. Em algum momento de sua vida, de sua atividade, ele vai se deparar com o sinistro, com a necessidade de ajudar uma pessoa", disse o coronel Luna.
O treinamento de capacitação aquática e primeiros socorros dura em média quatro meses. Na manhã de hoje, 45 policiais formaram a quinta turma do CPCA que conta com a participação de soldados, majores, capitães, tenentes e coronel.
"A Polícia Militar tem uma grade anual de diversos cursos. Para esse curso, se inscreveram mais de 110 policiais militares. Agora, no início de fevereiro de 2020 nós abriremos outras turmas e a medida em que as turmas forem encerrando, novas turmas serão formadas. Assim, a gente pretende ao logo desse ano e de 2020 capacitar o máximo de policiais", explicou Luna.
Questionado sobre as etapas do CPCA, o coronel explicou ao 7Segundos como funciona: "Inicialmente o candidato se inscreve no curso, se habilita, passa por um exame de saúde e depois é submetido a um teste de aptidão física, até que se torne apto. Há aulas téoricas e técnicas.
O uso do fardamento serve para agilizar o salvamento, visto em que em situações de ugência não é permitido a retirada do uniforme. "A Polícia Militar trabalha com situação real o tempo todo. Então, hora ele vai está fardado, hora com tênis, equipado. A PM não pode selecionar local, nem vestimenta. Vai estar pronta o tempo todo para atuar", concluiu o coronel.
Ao 7Segundos, o sargento Sandro Luiz Ferreira, aluno do CPCA, falou da importância do curso. "O CPCA é um curso muito procurado pelos policiais que integram a Polícia Militar de Alagoas. No hol seletivo de 45 foram feitas aproximadamente 500 inscrições. Destas, algumas foram indeferidas por não preencherem os requisitos requeridos no edital. O ponto crucial que eu escolhi o curso foi a sua dinâmica, a qualificação dos instrutores e a importância de ajudar vidas e sobreviver em meio líquido", afirmou.
Veja vídeo:
Veja também
Últimas notícias

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
