Grupo de trabalho entre ALE, MP, TJ, SMTT e Arsal é formado para combater transporte clandestino em Alagoas
A deputada Jó Pereira destacou a fragilidade do sistema, pontuando a necessidade de integrar ações efetivas
Para combater o transporte clandestino de passageiros foram apresentadas e definidas propostas nesta quinta-feira (5), durante reunião na Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Jó Pereira e com a participação de representantes do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas, Ministério Público Estadual (MPE), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), Arsal, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Tribunal de Justiça (TJ).
Durante a reunião ficou definida a criação de um grupo de trabalho entre ALE, MP, TJ, Arsal e SMTT para que juntos possam buscar soluções no combate ao transporte clandestino. Além do comitê foram a reunião contou com alguns encaminhamentos, como a capacitação das superintendências municipais de trânsito; a articulação da AMA junto aos gestores municipais para que sejam levantados os dados de alvarás existentes em cada município; e a construção de um Plano Integrado de Mobilidade Urbana para a região metropolitana e posteriormente extensivo as demais regiões.
O maior pleito da categoria de complementares, de acordo com o presidente do sindicato, Maércio Ferreira, é chamar atenção para que haja uma força conjunta entre as entidades, possibilitando o cumprimento da lei por todos. “Nós queremos que haja maior fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, porque o transporte clandestino está inviabilizando o transporte complementar e interferindo diretamente no nosso sustento”.
A deputada Jó Pereira destacou a fragilidade do sistema, pontuando a necessidade de integrar ações efetivas. “A ideia é construirmos soluções a curto, médio e longo prazo, que garantam o combate ao transporte clandestino, que não prejudique aos prestadores do serviço e que atenda a necessidade integral dos usuários”, disse, se colocando à disposição para conjuntamente construir uma nova legislação.
Para o promotor de Justiça, Jorge Dórea, a discussão serviu para consolidar pontos e ações efetivas no enfrentamento ao transporte irregular no Estado. “Hoje definimos uma série de providências, principalmente, em busca da concepção do Plano Integrado de Mobilidade Urbana, que irá possibilitar a resolutividade de todos os problemas relacionados a questão do transporte intermunicipal”, pontuou.
Segundo o assessor do Tribunal de Justiça (TJ), Pedro Montenegro, é necessário que se pense em soluções a partir das perspectivas dos destinatários do transporte público. “O grande problema é tratarmos apenas o emergencial... Se a gente não tratar de maneira sistemática todas essas questões, dentro de um plano integrado, iremos sempre tratar problemas emergenciais”, mencionou, acrescentando que o Poder Judiciário está aberto e à disposição para encontrar soluções sistemáticas, sustentáveis e duradouras.
Para Pedro Ferro, gerente de Apoio Institucional da AMA, “é de fundamental importância a demanda trazida pelo sindicato, considerando que o que se pede é o simples cumprimento de uma lei que já existe. Necessário que haja essa articulação para que possamos definir as competências de cada órgão, melhorando e aprimorando os serviços prestados à população”.
De acordo com o gerente da Arsal, Fábio Calheiros, o órgão vem tomando medidas para viabilizar o sistema. “Nos deparamos diariamente com questões sobre transportes irregulares, mas a Arsal não está medindo esforços para combater e vem desempenhando conjuntamente ações efetivas, principalmente na capital”, disse, acrescentando que a integração entre os órgãos e o grupo de trabalho será muito positiva para o Estado.
Outro ponto de discussão foi a regularização dos taxistas, que segundo os permissionários e a SMTT, estão transportando passageiros para outros municípios, o que só é permitido por lei em casos de fretamentos eventuais. O deputado Cabo Bebeto, que também esteve na reunião, sugeriu o uso de rastreadores para veículos de aplicativos e táxis para monitorar o deslocamento dos mesmos, impedindo que os mesmos transportem passageiros para outros municípios de maneira irregular.
Participaram ainda do encontro os deputados Davi Maia e Ângela Garrote e permissionários de vários municípios alagoanos.
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
