Baixo estoque de sangue no Hemoal pode levar ao cancelamento de cirurgias
Unidades em Maceió e Arapiraca dispõem de apenas 55% do percentual mínimo necessário
Trezentas e trinta bolsas de sangue. Esse é o número disponível no estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para atender as transfusões das maternidades e dos hospitais alagoanos nesta terça-feira (17). Número que, percentualmente, representa apenas 55% do limite mínimo necessário para atender às cirurgias de emergência e eletivas, que podem ser canceladas, caso o índice não aumente, uma vez que o ideal seriam pelo menos 600 bolsas armazenadas nas Unidades Maceió e Arapiraca.
E se o estoque já é considerado “crítico” para atender as solicitações de dias normais, segundo análise do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal, a preocupação aumenta devido aos feriados de Natal e Réveillon, comemorados a partir da próxima semana. Para se ter noção de como o estoque está deficitário, do total de bolsas de sangue armazenadas, apenas três são da tipagem O Negativo, considerado doador universal e que pode ser transfundido para qualquer paciente, no caso da falta de outra tipagem.
Diante desta situação, a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, faz um apelo à sensibilidade dos alagoanos que já são doadores de sangue habituais e àqueles que nunca se candidataram ao gesto que pode salvar até quatro vidas. “Repetimos mais uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente e, apesar de ser um medicamento, não se compra em farmácias. Por isso, apelamos à solidariedade do povo alagoano para que compareça às Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca antes do Natal e Réveillon”, salientou.
Onde doar
Em Maceió, os voluntários podem realizar suas doações de sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).
Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital Veredas (antigo Hospital do Açúcar), e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, no prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro.
Quem pode doar
Além de ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, o candidato à doação de sangue deve portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite, após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, as mulheres ficam impedidas durante três meses e os homens devem respeitar um prazo de dois meses.
Veja também
Últimas notícias
Sevidores da Prefeitura de Maceió precisam abrir contas no BRB para recebimento de salários
Ronaldo Lessa participa da entrega de 156 títulos de propriedade em Maribondo
Polícia Civil apura circunstâncias de acidente que vitimou radialista no Agreste de AL
Deputado Fabio Costa participa de fórum internacional sobre segurança pública
Empresária denuncia furto de placa em loja no centro de Maceió
Veja o estado de saúde das vítimas do acidente envolvendo micro-ônibus no Pontal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
