Samu Alagoas reduz número de trotes pelo 5º ano consecutivo
Projetos Conheça o Samu e Samu nas Escolas ajudaram na redução das chamadas criminosas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas reduziu, pelo quinto ano consecutivo, o número de trotes para o número 192. Balanço divulgado nesta quinta-feira (9) aponta que, em relação a 2018, o percentual de ligações criminosas para o órgão caiu 37,08% em 2019, o que em números absolutos representa 115.246 ligações a menos.
Enquanto em 2018 as duas Centrais de Regulação, localizadas em Arapiraca e Maceió, receberam 557.053 chamados, sendo 310.751 trotes (55,78%), no ano passado foram 491.612 ligações, das quais 195.505 indevidas (39,76%). Essa redução é reflexo da continuidade dos projetos de conscientização que são desenvolvidos pelo Samu junto à população.
“O Samu nas Escolas e o Conheça o Samu são as duas grandes ações que temos desenvolvido para levar mais conhecimentos até os alagoanos sobre os prejuízos que o trote causa para os nossos socorristas. Por meio destes programas mostramos as consequências desse ato criminoso, que pode ser a perda da vida de alguém”, explicou o supervisor do Samu, Marcos Ramalho.
Projeto de sucesso
O Samu nas Escolas é um projeto de extensão desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com a participação de acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social das instituições de ensino superior de Maceió.
De acordo com Goretti Bastos, assistente social da Central Maceió do Samu Alagoas, quando o projeto teve início, no ano de 2014, o índice de trotes era superior a 70% do total das ligações. Hoje, no entanto, ao fazer uma comparação, entre os dados de 2014 e de 2019, houve uma redução de 60,23% nos trotes. Naquele ano o número 192 recebeu 723.511 ligações, e desses chamados 491.684 foram trotes, o que representava 67,95% do total.
“O nosso projeto tem como foco a conscientização de crianças e jovens mostrando que o trote não tem graça e pode trazer graves consequências. Toda a dinâmica é feita de forma lúdica para melhor compreensão e aprendizado da garotada, para que eles consigam passar o que foi ensinado durante as ações para os familiares e amigos”, disse a assistente social.
Além da conscientização sobre os trotes, o projeto também leva noções de primeiros socorros para os alunos, mostrando sobre o que fazer em casos de queimadura, choque-elétrico, fraturas, engasgo desmaios.
Interiorização das ações
Em 2019 o projeto Samu nas Escolas foi levado para o interior de Alagoas com o mesmo formato, com as ações sendo desenvolvidas pelos socorristas das Bases Descentralizadas. “Essa interiorização do Samu nas Escolas aproxima os nossos socorristas da população, levando conhecimento sobre primeiros socorros e sobre a importância do nosso serviço. Com a redução dos trotes, nosso trabalho será cada vez mais ágil, eficiente e, assim, conseguiremos salvar mais vidas e ajudar mais pessoas”, salientou o supervisor do Samu, Marcos Ramalho.
O Samu nas Escolas do Interior já foi desenvolvido nos municípios de Murici, Porto Calvo, Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde, Atalaia, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro e Viçosa. Para agendar uma visita do projeto Samu nas Escolas em uma instituição de ensino basta entrar em contato com o Serviço Social da Central Maceió do Samu Alagoas, pelo número 3315 1165.
Trote é crime
O trote é crime tipificado no artigo 266 do Código Penal Brasileiro (CPB), cuja pena vai desde o pagamento de multa à detenção, e pode ter as penalidades duplicadas em situações de calamidade pública.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
