Após agressão de advogado, OAB contactou govenador, Conseg e PM
Nivaldo Barbosa irá cobrar apuração rigorosa no caso
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa, já entrou em contato com o governador Renan Filho, com o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e com o comandante-geral da PM, após um advogado denunciar ser agredido por um policial militar.
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (23), Nivaldo Barbosa disse que irá cobrar uma apuração rigorosa no caso. A diretoria da OAB acompanhou o advogado na Central de Flagrantes I para registrar o Boletim de Ocorrência.
No caso que ocorreu nessa quarta-feira (22), a Polícia Militar teria recebido a informação de que uma motocicleta estacionada em frente a uma residência possuía queixa de roubo.
De acordo com denúncia, durante a abordagem, advogado levou um soco de um policial militar ao informar que acompanharia o cliente. Em seguida, ele teria tentado sair com o celular e teve uma arma apontada para si, enquanto era xingando com palavras de baixo calão.
Em nota, Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) em Alagoas também repudio a “ação truculenta” da Polícia Militar.
Confira nota da Anacrim na íntegra:
A Associação Nacional da Advocacia Criminal em Alagoas repudia a ação truculenta da Polícia Militar contra um advogado que, no exercício da sua função, foi agredido com um soco no rosto enquanto acompanhava seu cliente. O fato ocorreu na noite de quarta-feira (22), na parte alta de Maceió. O caso foi levado à Central de Flagrantes I, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência e uma representação contra os policiais.
A entidade vem a público para também se solidarizar com o colega de profissão que teve sua prerrogativa violada e foi vítima de abuso de autoridade. Está no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e é direito constitucional do suspeito ou acusado de ser acompanhado por um profissional, mas o advogado foi impedido de exercer sua atividade de forma violenta pelas forças policiais.
Ao tentar dar assistência ao cliente que estava sendo abordado pelos policiais, o advogado recebeu um soco no rosto, o qual ficou com hematomas, foi colocado contra a parede, teve uma arma apontada para si e escutou palavras de baixo calão.
A Anacrim defende o Estado Democrático de Direito e para isso busca preservar os direitos fundamentais, individuais e coletivo, combatendo, dentre outras coisas, a violação das prerrogativas do advogado, profissional este que contribui significativamente nas transformações do país.
Nota da OAB/AL:
NOTA OFICIAL?
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), repudia que novamente um advogado em pleno exercício da profissão tenha sido agredido durante uma abordagem policial em Maceió, na noite dessa quarta-feira (22).
É inadmissível que atos como este aconteçam rotineiramente por agentes da segurança pública.
O Presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., já entrou em contato com o Governador Renan Filho, com o secretário de Segurança Pública e com o comandante-Geral da PM, cobrando apuração imediata dos fatos.
A Ordem informa que, mais uma vez um caso de agressão à um advogado ou advogada, será levado ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).?
Ao mesmo tempo em que a OAB-AL preza pela harmonia entre as instituições, vai exigir respeito e a mais rigorosa apuração do caso.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
