Governo do Estado fomenta a expansão do turismo com novas linhas de crédito
Micro e pequenos empresários podem investir no crescimento, qualificação e criação de capital de giro para seus empreendimentos

Com o lançamento da linha de crédito do Fundo de Gestão do Turismo (Fungetur), que aconteceu na terça-feira (10), em Maceió, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Agência de Fomento Desenvolve, os micro e pequenos empreendedores do setor de turismo poderão investir na expansão e abertura de novos empreendimentos no setor.
Presente ao evento de lançamento, Philippe Chambres, proprietário dos pequenos hotéis Saint Patrick e Des Basques, em Maceió, conta que o empréstimo pode dar um novo fôlego aos negócios. “O investimento do Fungetur é muito interessante para quem quer investir na sua fonte de renda. As pequenas pousadas e hotéis, de 20 apartamentos, no máximo, podem investir em equipamentos como colchão, ar condicionado, cama, que é onde o cliente vê mais valor na hospedagem. Este é um bom momento para o turismo e aproveitar isto é essencial”, conta Philippe Chambres.
De acordo com a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Olívia Tenório, os empréstimos concedidos pelo Governo do Estado também contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado. "O Governo está trabalhando para valorizar os micro e pequenos empresários de Alagoas. Os empreendimentos regularizados, através do Cadastur, estão aptos a solicitar os recursos do Fungetur através da Desenvolve. Ampliar esse cadastro, atualizar e fortalecer o Mapa do Turismo possibilita o acesso dos empreendedores a linhas de crédito, para auxiliar no desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, ressalta.
O benefício
O empréstimo do Fungetur oferece quantias que variam entre R$ 15 e 50 mil. As condições de pagamento são de taxa de 5% a 7% ao ano, com prazo de até 60 meses e carência de dois anos. Podem ser beneficiados micro e pequenas empresas, optantes pelo simples nacional, legalmente constituídas e estabelecidas em ramo de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadora de eventos, parques temáticas, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.
As exigências são que os empreendimentos estejam devidamente cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (CADASTUR), não possuam restrição financeira e disponham das Certidões Negativas (FGTS, Trabalhista, Estadual, Municipal e Federal). Em caso de obras deve apresentar projeto devidamente assinado por engenheiro e/ou arquiteto para solicitações da linha de obras civis.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca concede ponto facultativo nesta quinta-feira (17)

Arapiraca fortalece integração de redes de atenção com III Fórum da 7ª Região de Saúde

Deputado Fabio Costa critica secretário Flávio Saraiva pela condução do caso Ana Beatriz

Membros do União Brasil em AL esperam decisão sobre federação com PP para definir futuro

Atividades esportivas e lazer garantirão diversão no Clube do Servidor neste feriadão

Prefeitura de São Sebastião distribui 30 toneladas de peixes e beneficia mais de 10 mil famílias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
