Proprietários de imóveis abandonados devem manter cadastros atualizados
Notificações seguem para o endereço fiscal ou Diário Oficial do Município
A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e os órgãos que compõem o Programa de Combate aos Imóveis Fechados e Abandonados alertam os proprietários de imóveis ou terrenos abandonados na capital que regularizarem seus imóveis e mantenham seu cadastro atualizado. Os proprietários notificados pelo programa recebem a notificação por correio, com Aviso de Recebimento (AR), nos endereços fiscais (de correspondência) que constam no cadastro da Prefeitura e quando não há endereço especificado, são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). A secretaria disponibiliza o telefone 3312-5234 para orientar os proprietários notificados.
Nos últimos meses, os órgãos que participam do programa (Sedet, SMS, Sudes e Semscs) estão recebendo reclamações de proprietários que se queixam de não receberem as notificações. A maior preocupação é com os prazos de defesa. Vencidos estes prazos, que são diferenciados para cada órgão, são emitidos os autos de infração, que podem evoluir para a multa, cobrança de dívidas fiscais e judicialização por descumprimento da notificação. “Infelizmente isso vem ocorrendo nos casos de donos de imóveis que abandonam até mesmo a atualização do cadastro. Desta forma, caso o proprietário não receba a notificação perde o prazo de defesa e poderá perder o imóvel” explica a secretária Rosa Tenório, da Sedet.
Em muitos casos os proprietários mudam de endereço e não informam a Prefeitura, ou colocam o endereço fiscal como sendo o do imóvel abandonado, um dos casos em que as notificações são publicadas no Diário Oficial. “Nosso alerta aos proprietários de imóveis abandonados é que quando virem o adesivo de notificação no seu imóvel procurem imediatamente a Sedet ou um dos três órgãos que também assinam aquela notificação para obter informações sobre como proceder para a regularização”, orientou Rosa Tenório.
Desde o lançamento, em setembro do ano passado, o programa já notificou 338 imóveis em situação de abandono ou falta de manutenção. As denúncias podem ser feitas pelos números 98882-7977 (whatsapp), 3312-5204 e e-mail: [email protected].
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
