Condenada pelo TCU, Rita Tenório está inelegível
Esposa do deputado Francisco Tenório não poderá disputar a prefeitura de Chã Preta

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou irregularidades nas contas da ex-prefeita do município de Chã Preta, Rita Tenório (PMN). Enquadrada na Lei da Ficha Limpa, ela não poderá disputar as eleições deste ano.
Segundo apurou o 7segundos, o processo número 018.530/2016-8 se refere a impugnação total de despesas do convênio 1833/2009 (siafi 727176) firmado entre a prefeitura e o Ministério do Turismo.
Na decisão, o relator do processo, Ministro José Múcio Monteiro, destaca que “na forma proposta pelo Ministério Público, julgar irregulares as contas da prefeita Rita Coimbra Cerqueira Tenório e aplicar-lhe multa, para a qual fixo o valor de R$ 10.000,00”.
No entanto, há entendimento de que “o ressarcimento de dano ao erário e o pagamento de multa, ou a prescrição quinquenal não afastam a existência da irregularidade insanável ou o ato de improbidade praticado”.
De acordo com relatório do TCU, o objeto do ajuste era o apoio à realização do I Festival Natalino, ocorrido no dia 24 de dezembro de 2009, no valor total de R$ 116.500,00.
Por fim, conforme a condenação do TCU e com base na Lei da Ficha Limpa - que torna inelegível por 8 anos candidatos que foram condenados por órgão colegiado -, Rita Tenório não poderá disputar as eleições. Vale destacar, ainda, que a decisão do TCU foi proferida no ano de 2017.
Veja também
Últimas notícias

Procon na Rua leva serviços a Marechal Deodoro nos dias 25 e 26 de setembro

Luciano Barbosa destaca ações do PAA para segurança alimentar e inclusão social

Adolescente de 14 anos filma abusos e denuncia marido da própria tia, em Maceió

Homem furta aparelho celular em uma loja de shopping em Maceió
Prefeitura de Lagoa da Canoa promove evento do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e prevenção do suicídio
Homem é preso com drogas e arma de fogo no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
