Lei Seca Alagoas segue ativa no período de isolamento social
Operação adotou medidas preventivas ao contágio da Covid-19
A Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), continua ativa no estado seguindo as recomendações de prevenção da Secretaria do Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O decreto de emergência do governo do Estado mantém os serviços de Segurança Pública. O coordenador da operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, ressalta que as ações de fiscalização continuarão ocorrendo em todo o Estado.
"É imprescindível que a fiscalização com o propósito de evitar acidentes continue ativa nesse momento em que o Brasil enfrenta uma pandemia, uma vez que os leitos hospitalares ainda são, em sua grande maioria, ocupados por vítimas de acidentes de trânsito", explica.
Ele diz que a operação atua em três modalidades: volante, ponto fixo e presencial através da identificação dos principais pólos da capital e interior sujeitos ao fluxo de condutores infratores. Nesse período, a operação está dando prioridade à modalidade presencial, fortalecendo a segurança pública na proteção à sociedade e contra furtos e roubos às residências.
A Lei Seca está atuando de forma articulada junto à equipe de inteligência do Detran, que indica os pontos para a realização dos testes de alcoolemia de forma estratégica e identifica os veículos cujos apresentam indícios de alcoolemia.
Além disso, a fiscalização também adotou todas as medidas preventivas orientadas pelos órgãos de saúde, reforçando ainda mais a higienização do equipamento antes e depois da utilização nos testes, os agentes da operação mantêm distância de 1m a 1,5 m e estão utilizando máscaras descartáveis e luvas de proteção.