Ronda do Bairro orienta população em situação de rua sobre como se prevenir do coronavírus
Equipes têm percorrido territórios de atuação do programa
Em época de pandemia mundial de um vírus cuja as repercussões, em todos os âmbitos da sociedade, ainda estão longe de serem revertidas, todos estão vulneráveis. Mas, em meio à situação de vulnerabilidade na qual toda a população se encontra, há aqueles cujas vidas se encontram ainda mais ameaçadas, dadas as condições em que vivem. É o caso das pessoas que se encontram em situação de rua. Para tentar amenizar os impactos da crise também nesta população, órgãos dos mais diversos nichos têm se mobilizado, entre eles o Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado.]
Desde o anúncio das medidas preventivas determinadas pelo governador Renan Filho, no dia 20 de março deste ano, os agentes das equipes operacional e social do Ronda no Bairro têm percorrido os territórios de atuação do programa, orientando a população acerca dos cuidados necessários para conter a disseminação do novo coronavírus. “As orientações são repassadas com o intuito de redução de danos, adaptando-se a cada realidade encontrada”, explicou a coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social, Áurea Vasconcelos.
No caso das pessoas em situação de rua, ela conta, são articulados espaços para encaminhamentos a depender do desejo dos abordados. “Nem sempre eles demonstram desejo de sair das ruas e não podemos forçá-los a isso. Nosso trabalho acontece mais como uma espécie de ponte e funciona bastante à base de conscientização. Falamos com eles, explicamos sobre a pandemia, sobre os seus direitos, e também sobre medidas preventivas que podem ser adotadas para ajudar de alguma maneira não só durante este período”, continuou a coordenadora.
O trabalho é realizado todos os dias da semana e nos feriados durante os turnos de serviço, e de forma conjunta entre as equipes do Ronda no Bairro. Além da população em situação de rua, também são abordados trabalhadores e comércios locais que podem funcionar, de acordo com o decreto de emergência governamental, nos territórios atendidos pelo programa: as áreas comerciais do Jacintinho, do Centro e da orla marítima de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
