Ronda do Bairro orienta população em situação de rua sobre como se prevenir do coronavírus
Equipes têm percorrido territórios de atuação do programa
Em época de pandemia mundial de um vírus cuja as repercussões, em todos os âmbitos da sociedade, ainda estão longe de serem revertidas, todos estão vulneráveis. Mas, em meio à situação de vulnerabilidade na qual toda a população se encontra, há aqueles cujas vidas se encontram ainda mais ameaçadas, dadas as condições em que vivem. É o caso das pessoas que se encontram em situação de rua. Para tentar amenizar os impactos da crise também nesta população, órgãos dos mais diversos nichos têm se mobilizado, entre eles o Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado.]
Desde o anúncio das medidas preventivas determinadas pelo governador Renan Filho, no dia 20 de março deste ano, os agentes das equipes operacional e social do Ronda no Bairro têm percorrido os territórios de atuação do programa, orientando a população acerca dos cuidados necessários para conter a disseminação do novo coronavírus. “As orientações são repassadas com o intuito de redução de danos, adaptando-se a cada realidade encontrada”, explicou a coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social, Áurea Vasconcelos.
No caso das pessoas em situação de rua, ela conta, são articulados espaços para encaminhamentos a depender do desejo dos abordados. “Nem sempre eles demonstram desejo de sair das ruas e não podemos forçá-los a isso. Nosso trabalho acontece mais como uma espécie de ponte e funciona bastante à base de conscientização. Falamos com eles, explicamos sobre a pandemia, sobre os seus direitos, e também sobre medidas preventivas que podem ser adotadas para ajudar de alguma maneira não só durante este período”, continuou a coordenadora.
O trabalho é realizado todos os dias da semana e nos feriados durante os turnos de serviço, e de forma conjunta entre as equipes do Ronda no Bairro. Além da população em situação de rua, também são abordados trabalhadores e comércios locais que podem funcionar, de acordo com o decreto de emergência governamental, nos territórios atendidos pelo programa: as áreas comerciais do Jacintinho, do Centro e da orla marítima de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
