Saúde

Central de Triagem atende mais de 2,5 mil pessoas em 13 dias de funcionamento

Casos confirmados devem ficar em isolamento social por 14 dias

Por Agência Alagoas 28/04/2020 09h09
Central de Triagem atende mais de 2,5 mil pessoas em 13 dias de funcionamento
Usuários são mantidos em distanciamento para evitar contaminação - Foto: Neide Brandão

A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, em Maceió, assistiu 2.569 pessoas até o último domingo (26). Dos sintomáticos, 1.138 foram submetidos aos testes rápidos para Covid-19, com a confirmação de 22 positivos.

A enfermeira Maryana Costa explicou que o teste rápido é indicado para pessoas que apresentam sintomas gripais há pelo menos sete dias. “Não adianta vir até a unidade porque mora em um bairro com muitos casos confirmados, ou por trabalhar na área da saúde, ou, ainda, por ter convivido com alguém que deu positivo. É necessário apresentar os sintomas gripais característicos: tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar há pelo menos sete dias”.

Ela explicou que este tempo estabelecido garante a eficácia do teste. “O ideal é que o teste seja realizado a partir do sétimo dia, se puder vir no oitavo, melhor ainda. Estamos com o atendimento de pouco mais de 44% de pessoas que não vieram com o perfil para o teste rápido. Daí, salientamos a importância de ficar atento aos dias de sintomas”, orientou.

O médico Franklin Pedrosa de Carvalho contou, ainda, que, em geral, os casos confirmados estão sendo indicados a permanecer em isolamento social durante os 14 dias estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério de Saúde (MS).

“Muito pouco dos casos estão sendo encaminhados para cuidados em unidades hospitalares. Orientamos que todos os indicados ao isolamento, observem-se. Caso apresentem algum agravamento, devem procurar uma unidade de saúde referenciada o mais rápido possível, apresentando o resultado do exame”, conduziu.

Franklin Pedrosa recomendou que as pessoas que apresentam algum tipo de sintoma, mas não estejam ainda do oitavo dia para realizar o teste, permaneçam em isolamento social, e, posteriormente aos dias indicados, procurem a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais para realização do mesmo.

A professora Maria das Graças da Silva (54) está com uma pessoa com Covid-19 na família. Ela é uma das pessoas atendidas na unidade que aguardou o tempo previsto e realizou o teste. “Deu negativo! Estou feliz, estava muito preocupada porque tenho diabetes e hipertensão”, contou.

Ela disse que leu sobre a Unidade de Urgências para Síndromes Gripais em um portal alagoano e entendeu que se viesse antes do tempo estabelecido de sete dias, o exame não poderia ser realizado. “Fiquei em casa, quietinha. Um dia tossia mais, sentia a garganta incomodar, mas aguardei e aqui estou. Achei a iniciativa do governo fantástica e muito organizada”, comentou a professora.