Central de Triagem atende mais de 2,5 mil pessoas em 13 dias de funcionamento
Casos confirmados devem ficar em isolamento social por 14 dias

A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, em Maceió, assistiu 2.569 pessoas até o último domingo (26). Dos sintomáticos, 1.138 foram submetidos aos testes rápidos para Covid-19, com a confirmação de 22 positivos.
A enfermeira Maryana Costa explicou que o teste rápido é indicado para pessoas que apresentam sintomas gripais há pelo menos sete dias. “Não adianta vir até a unidade porque mora em um bairro com muitos casos confirmados, ou por trabalhar na área da saúde, ou, ainda, por ter convivido com alguém que deu positivo. É necessário apresentar os sintomas gripais característicos: tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar há pelo menos sete dias”.
Ela explicou que este tempo estabelecido garante a eficácia do teste. “O ideal é que o teste seja realizado a partir do sétimo dia, se puder vir no oitavo, melhor ainda. Estamos com o atendimento de pouco mais de 44% de pessoas que não vieram com o perfil para o teste rápido. Daí, salientamos a importância de ficar atento aos dias de sintomas”, orientou.
O médico Franklin Pedrosa de Carvalho contou, ainda, que, em geral, os casos confirmados estão sendo indicados a permanecer em isolamento social durante os 14 dias estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério de Saúde (MS).
“Muito pouco dos casos estão sendo encaminhados para cuidados em unidades hospitalares. Orientamos que todos os indicados ao isolamento, observem-se. Caso apresentem algum agravamento, devem procurar uma unidade de saúde referenciada o mais rápido possível, apresentando o resultado do exame”, conduziu.
Franklin Pedrosa recomendou que as pessoas que apresentam algum tipo de sintoma, mas não estejam ainda do oitavo dia para realizar o teste, permaneçam em isolamento social, e, posteriormente aos dias indicados, procurem a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais para realização do mesmo.
A professora Maria das Graças da Silva (54) está com uma pessoa com Covid-19 na família. Ela é uma das pessoas atendidas na unidade que aguardou o tempo previsto e realizou o teste. “Deu negativo! Estou feliz, estava muito preocupada porque tenho diabetes e hipertensão”, contou.
Ela disse que leu sobre a Unidade de Urgências para Síndromes Gripais em um portal alagoano e entendeu que se viesse antes do tempo estabelecido de sete dias, o exame não poderia ser realizado. “Fiquei em casa, quietinha. Um dia tossia mais, sentia a garganta incomodar, mas aguardei e aqui estou. Achei a iniciativa do governo fantástica e muito organizada”, comentou a professora.
Veja também
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
