Procurador-geral representa Alagoas em audiência virtual no STF
Proposta discutida entre Ministro, Governadores e Procuradores-Gerais
O Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, representou Alagoas na audiência virtual do Supremo Tribunal Federal envolvendo a Ação Civil Originária (ACO) que discute a suspensão da dívida do Estado com a União - que permitiu que a Secretaria Estadual de Saúde utilize, por mês, R$ 32 milhões no combate e prevenção ao Covid-19. A determinação obriga a prestação de contas quinzenal sobre a utilização dos valores, sendo que Alagoas já entregou - em dia e como foi determinado - os dois relatórios detalhando onde os recursos foram aplicados.
O presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, fez abertura da audiência, que foi comandada pelo do Ministro Alexandre Moraes, relator da ação; além dele participaram o então Advogado-Geral da União, André Mendonça, o procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Amaral Júnior, além de Governadores e Procuradores-Gerais dos Estados de Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Pará, Maranhão, Sergipe, Paraiba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rondônia e Tocantins.
O ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a alegação de que os estados estão impossibilitados de cumprir a obrigação do pagamento da dívida com a União em razão do atual momento “extraordinário e imprevisível”, e isso “é absolutamente plausível”. Também destacou a gravidade da situação atual e a necessidade de destinação prioritária de recursos públicos para atenuar os graves riscos à saúde em geral.
Segundo o Procurador-Geral, Francisco Malaquias, a União trouxe bons elementos que podem proporcionar um acordo bem equilibrado para todos os lados garantindo assim maior segurança à federação. Malaquias destacou o esforço que está sendo feito no sentido de salvar vidas humanas e assistir à população mais carente dos estados. “Ficou estabelecido um prazo de cinco dias para formatação de uma proposta, com a análise da Secretaria da Fazenda e o aval do Governador Renan Filho. Nos próximos dias, haverá uma intensa negociação nesse sentido”, assegurou.
Veja também
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
