Procurador-geral representa Alagoas em audiência virtual no STF
Proposta discutida entre Ministro, Governadores e Procuradores-Gerais
O Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, representou Alagoas na audiência virtual do Supremo Tribunal Federal envolvendo a Ação Civil Originária (ACO) que discute a suspensão da dívida do Estado com a União - que permitiu que a Secretaria Estadual de Saúde utilize, por mês, R$ 32 milhões no combate e prevenção ao Covid-19. A determinação obriga a prestação de contas quinzenal sobre a utilização dos valores, sendo que Alagoas já entregou - em dia e como foi determinado - os dois relatórios detalhando onde os recursos foram aplicados.
O presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, fez abertura da audiência, que foi comandada pelo do Ministro Alexandre Moraes, relator da ação; além dele participaram o então Advogado-Geral da União, André Mendonça, o procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Amaral Júnior, além de Governadores e Procuradores-Gerais dos Estados de Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Pará, Maranhão, Sergipe, Paraiba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rondônia e Tocantins.
O ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a alegação de que os estados estão impossibilitados de cumprir a obrigação do pagamento da dívida com a União em razão do atual momento “extraordinário e imprevisível”, e isso “é absolutamente plausível”. Também destacou a gravidade da situação atual e a necessidade de destinação prioritária de recursos públicos para atenuar os graves riscos à saúde em geral.
Segundo o Procurador-Geral, Francisco Malaquias, a União trouxe bons elementos que podem proporcionar um acordo bem equilibrado para todos os lados garantindo assim maior segurança à federação. Malaquias destacou o esforço que está sendo feito no sentido de salvar vidas humanas e assistir à população mais carente dos estados. “Ficou estabelecido um prazo de cinco dias para formatação de uma proposta, com a análise da Secretaria da Fazenda e o aval do Governador Renan Filho. Nos próximos dias, haverá uma intensa negociação nesse sentido”, assegurou.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
