Mercados e feiras livres recebem cartazes com orientações sobre covid-19
Além dos banners, uma cartilha digital foi confeccionada com as medidas necessárias para combater a doença
Neste sábado (02), cartazes com orientações de proteção do contágio do novo coronavírus (covid-19) foram distribuídos em locais como os mercados públicos da Produção, Jacintinho, Tabuleiro, Benedito Bentes e as feiras de seus entornos. O trabalho é parte das ações publicadas em duas portarias no Diário Oficial de Maceió de terça-feira (28), que regulamentam medidas de adequação e horários de funcionamento dos mercados públicos e feiras livres no município.
De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Flávio Saraiva, a ação foi bem aceita pelos consumidores e permissionários dos mercados. “Os cartazes foram distribuídos em todos os mercados e feiras livres da cidade e afixados em locais de fácil visualização, como os portões de acesso. Já pudemos ver que 90% dos frequentadores, bem como dos permissionários já estavam usando máscaras. Quem estava sem o acessório e proteção, fiscais orientavam sobre a importância do uso. As pessoas entendem o perigo de sair sem a proteção adequada e sobre a necessidade do distanciamento. Mas vamos seguir fiscalizando e orientando as pessoas nesses espaços públicos para evitar aglomeração”, disse.
Para garantir o completo entendimento da publicação, a Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), também desenvolveu um guia digital. A cartilha representa, de forma gráfica e muito didática, todo o conteúdo da Portaria nº 003 e pode ser acessada aqui.
Medidas
A Portaria n° 003, da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia (Semtabes), começou a valer a partir da 0 (zero) hora do dia 28 de abril e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento atende ao disposto no Art. 7º do Decreto nº. 69.700 de 20 de abril de 2020, determinando aos municípios alagoanos que adotem medidas necessárias para o combate à covid-19.
A Portaria determina:
– O uso obrigatório de máscaras e luvas pelos feirantes, permissionários e funcionários que trabalham em feiras livres e mercados públicos. A aquisição dos materiais mencionados é de responsabilidade dos feirantes, permissionários e funcionários;
– O uso obrigatório de máscaras pelos clientes que se dirijam a esses locais;
– A disponibilização de álcool 70% (setenta por cento) aos consumidores nas entradas de acesso aos mercados públicos para higienização;
– A utilização de medidas disciplinadoras para, se necessário, evitar aglomeração no acesso aos mercados públicos, bem como identificar e indicar local de entrada e saída, se for o caso;
– Fica proibido aos permissionários/feirantes e seus empregados, que estejam no grupo de risco e acima de 60 (sessenta) anos de idade, exercer suas atividades em mercados públicos e feiras livres;
– Fica proibido o consumo no local, degustação de alimentos ou bebidas, a fim de evitar a disseminação do vírus nos utensílios e alimentos servidos, bem como evitar aglomeração.
Horário de funcionamento reduzido
Também foi publicada a Portaria Nº 005 que regulamenta o horário de funcionamento dos mercados públicos e feiras livres em Maceió. Desde o dia 28 de abril, o Mercado da Produção, Mercado e Feiras do Tabuleiro, Mercado do Benedito Bentes, Mercado do Bebedouro, Mercado do Jacintinho, Mercado do Jacintinho Novo e Mercado dos Caetés serão fechados às segundas-feiras e terá horário reduzido de funcionamento de terça a domingo das 5h às 14h. A medida tem o objetivo de promover a limpeza dos equipamentos públicos e o controle ao acesso.
A portaria também lembra que o Mercado Popular, Shopping Popular, Mercado do Artesanato, Mercado do Jaraguá e Shopping Caetés permanecerão sem funcionamento e atendimento direto ao público.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
