Alagoas

Estado corre contra o tempo para evitar colapso na Saúde

Situação dependerá do comportamento da população, alerta secretário

Por Marcos Filipe Sousa 06/05/2020 19h07
Estado corre contra o tempo para evitar colapso na Saúde
Alexandre Ayres durante coletiva nesta quarta-feira (06) - Foto: Reprodução

Diariamente o número de ocupação dos leitos públicos e privados com pacientes em tratamento do novo coronavírus aumenta em Alagoas. Nesta quarta-feira (06) a Santa Casa de Misericórdia, na capital, comunicou que não há mais possibilidade de receber pacientes. A partir de agora o Estado inicia uma corrida contra o tempo para evitar o colapso no sistema de saúde.

“Quem vai dar o prazo de um possível colapso é a população”, disse Alexandre Ayres durante coletiva na noite de hoje com a imprensa.

Questionado pelo 7segundos, de que o Hospital Metropolitano será inaugurado apenas no dia 15 de maio, tendo mais nove dias pela frente, o secretário de Estado da Saúde disse que diariamente novos leitos estão sendo criados na rede pública e em parceria com a rede privada.

“O impacto do descumprimento do isolamento social dos últimos dias será sentido a partir de agora com os sete dias que o vírus demora em se manifestar no corpo do paciente”, lembrou.

O secretário disse que o hospital de campanha no Centro de Convenções deve ser inaugurado após o dia 15 e anunciou que uma das UPAs construídas em caráter de urgência será no bairro do Jaraguá ao lado de sede da Policia Federal.

Ayres também fez críticas as carreatas que estão ocorrendo nos finais de semana e disse que a responsabilidade é da Segurança Pública, já que desrespeita o novo decreto, e aproveitou para mandar um recado.

“Queria pedir que essas pessoas fizessem essas manifestações para cobrar do Governo Federal os 30 respiradores que prometeram. Alagoas é um dos poucos estados que ainda não recebeu”.