Regulamentação tenta interferir nas redes sociais de pms e entrevistas à imprensa
Para categoria, nova norma também burocratiza concessão de entrevistas
A Polícia Militar de Alagoas publicou uma regulamentação de concessão de entrevistas que desagradou parte da categoria. Publicada na terça-feira (05), a resolução obriga policiais militares a “evitarem críticas ou desabafos” quando estiverem sendo entrevistados sobre uma ocorrência.
De acordo com a nova norma, os agentes podem conceder entrevistas sem autorização prévia, desde que reportem em seguida e falem apenas sobre a ocorrência em andamento, ou recentemente finalizada.
“A gente já chega cansado das operações na rua. Precisa passar por toda a burocracia normal na Central de Flagrantes. Eu prefiro não dar entrevista a ter mais esse trabalho, ter que reportar isso. Vai dificultar nossa relação com a imprensa”, explicou um policial que não quis se identificar.
A regulamentação diz que a entrevista deve ser reportada em tempo hábil pelos Comandos das Unidades a 5ª seção EMG. E, segundo a publicação, essa norma também abrange as redes sociais.
Quando o assunto da entrevista ou da publicação na rede social não for sobre uma ocorrência em andamento, deverá ser requerida por e-mail. Em relação às redes sociais, no caso do servidor se identificar como policial militar. A Polícia Militar irá analisar a solicitação e responder em até 72h.
Para o presidente da Associação das Praças da PM e CBM de Alagoas (Aspra), Wagner Simas, a decisão é arbitrária e faz a corporação voltar para época da ditadura.
“Transforma uma instituição militar alheia aos critérios constitucionais. A corporação está completamente equivocada quando ultrapassa barreira da administração nesse contexto de cercear liberdade nas redes sociais dos indivíduos. O policial não vai poder publicar os sentimentos? Não vai poder publicar que, por exemplo, a corporação errou com essa decisão", questionou.
Segundo Wagner Simas, a área jurídica da Aspra já está analisando a publicação para descobrir qual o caminho para barrar a imposição.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
