Regulamentação tenta interferir nas redes sociais de pms e entrevistas à imprensa
Para categoria, nova norma também burocratiza concessão de entrevistas
A Polícia Militar de Alagoas publicou uma regulamentação de concessão de entrevistas que desagradou parte da categoria. Publicada na terça-feira (05), a resolução obriga policiais militares a “evitarem críticas ou desabafos” quando estiverem sendo entrevistados sobre uma ocorrência.
De acordo com a nova norma, os agentes podem conceder entrevistas sem autorização prévia, desde que reportem em seguida e falem apenas sobre a ocorrência em andamento, ou recentemente finalizada.
“A gente já chega cansado das operações na rua. Precisa passar por toda a burocracia normal na Central de Flagrantes. Eu prefiro não dar entrevista a ter mais esse trabalho, ter que reportar isso. Vai dificultar nossa relação com a imprensa”, explicou um policial que não quis se identificar.
A regulamentação diz que a entrevista deve ser reportada em tempo hábil pelos Comandos das Unidades a 5ª seção EMG. E, segundo a publicação, essa norma também abrange as redes sociais.
Quando o assunto da entrevista ou da publicação na rede social não for sobre uma ocorrência em andamento, deverá ser requerida por e-mail. Em relação às redes sociais, no caso do servidor se identificar como policial militar. A Polícia Militar irá analisar a solicitação e responder em até 72h.
Para o presidente da Associação das Praças da PM e CBM de Alagoas (Aspra), Wagner Simas, a decisão é arbitrária e faz a corporação voltar para época da ditadura.
“Transforma uma instituição militar alheia aos critérios constitucionais. A corporação está completamente equivocada quando ultrapassa barreira da administração nesse contexto de cercear liberdade nas redes sociais dos indivíduos. O policial não vai poder publicar os sentimentos? Não vai poder publicar que, por exemplo, a corporação errou com essa decisão", questionou.
Segundo Wagner Simas, a área jurídica da Aspra já está analisando a publicação para descobrir qual o caminho para barrar a imposição.
Veja também
Últimas notícias
Na Bienal, deputado Daniel Barbosa lança livro com reflexões sobre o futuro de Arapiraca, Alagoas e do Brasil
Homem é esfaqueado no peito na Grota do Estrondo, em Maceió; mãe é apontada como suspeita
Homem que tinha dívida coma agiota é executado a tiros na cabeça no Benedito Bentes
Passageiro de moto é morto a tiros após ser perseguido por carro no bairro Farol, em Maceió
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
