Tereza Nelma quer “lista única” para vítimas da Covid-19 ocuparem UTIs
O projeto de lei é inspirado na lista nacional de transplantes
A deputada federal Tereza Nelma propõe a formação de uma lista única em hospitais públicos e privados, em cada Estado, para ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de pessoas infectadas pelo Covid-19. O projeto de lei 2548/2020, já está tramitando na Câmara de Deputados. “É a garantia de acesso universal para atendimento dos pacientes em toda rede hospitalar. Precisamos preservar a vida, sem eventuais discriminações”, afirma a deputada.
O projeto de lei é inspirado na lista nacional de transplantes. Leva em consideração que em quase todo Brasil o SUS está entrando em colapso e não dará conta de atender todos os pacientes, já que a demanda de infectados só cresce e o número de leitos não será suficiente. Não é justo que uma pessoa morra esperando uma vaga na UTI de um hospital público, enquanto há esse leito vazio em hospitais privados. Não é o momento de segregar. A criação de uma lista única, por estado, ampliará a possibilidade de atendimento, principalmente aos mais vulneráveis”, explica Tereza Nelma.
A deputada explica que os hospitais privados deverão ser ressarcidos. “As internações e todos os custos que forem realizados nas unidades privadas, para pacientes que não possuam plano de saúde suplementar, serão ressarcidos pelo SUS, conforme os valores delimitados na Tabela SUS. O que está em jogo aqui não é o dinheiro, e sim as vidas que serão poupadas com essa ação”, conclui Tereza.
Os Estados, Distrito Federal e os Municípios deverão coordenar e organizar, na sua esfera de competência, a unificação dessa lista. Tomando como base os dados disponibilizados e atualizados diariamente pelas redes pública e privada de Saúde.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
