Entenda quais são os testes disponíveis para Covid-19 em AL
Paciente deve conversar com médico para saber qual o melhor método para o seu caso
Atualmente em Alagoas diversos locais estão realizando testes para o novo coronavirus, desde a rede pública a privada, hospitais e laboratórios. O farmacêutico analista clínico, João Vitor, explicou quais são os tipos e qual recomendado para cada situação.
O PCR é uma metodologia de testagem molecular, que significa dizer que é identificado o material genético do vírus garantindo que a chance do falso negativo ou falso positivo seja mínima. “Isso acontece desde o exame seja coletado, no momento certo e com os devidos cuidados”, pontuou.
Ele revela que o resultado será mais seguro desde que a coleta seja feita entre o segundo até o décimo segundo dia de sintomas. Fora deste prazo a carga de RNA viral tende a diminuir e a eficácia acaba por ser menor. “Este é um exame caro comparado com os demais disponíveis no mercado. A principal característica do PCR é que ele identifica a fase ativa da doença, o que pode ser vantajoso permitindo que o tratamento seja feito de forma mais rápida”, comentou.
A segunda opção é a sorologia que identifica os anticorpos que o vírus produz no nosso corpo. O farmacêutico pontua que serão identificados o IGM e o IGG que são as duas principais imunoglobolinas. Se o resultado do teste der IGM positivo significa que o paciente está na fase inicial e/ou ativa da infecção. Se for IGG positivo o resultado é de que o paciente foi positivo para o Covid-19 e está na fase de soro conversão que é a mudança fase ativa para fase de cura.
“O ideal é que o paciente se submeta este teste entre o sétimo e quadragésimo quinto dia do sintoma que permite que seja detectado os anticorpos produzidos pelo vírus e em que fase ele está”, revelou. Na avaliação do farmacêutico o teste sorológico tem o melhor custo benefício.
João Vitor faz um alerta quanto aos testes rápidos, que é um subtipo da sorologia. “O teste rápido é um teste sorológico, mas ele usa uma metodologia específica chamada imunocromatografia”, explicou. O farmacêutico diz que a sorologia de teste rápido apresenta menor especificidade e sensibilidade ao teste. Ou seja, a capacidade de detectar, diferenciar é menor podendo causar falsos positivos e/ou falsos negativos.
A orientação deixa por ele é que o paciente converse com o profissional de saúde responsável pela realização dos testes para que se tenha conhecimento do produto que está sendo usado nos testes.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
