Entenda quais são os testes disponíveis para Covid-19 em AL
Paciente deve conversar com médico para saber qual o melhor método para o seu caso
Atualmente em Alagoas diversos locais estão realizando testes para o novo coronavirus, desde a rede pública a privada, hospitais e laboratórios. O farmacêutico analista clínico, João Vitor, explicou quais são os tipos e qual recomendado para cada situação.
O PCR é uma metodologia de testagem molecular, que significa dizer que é identificado o material genético do vírus garantindo que a chance do falso negativo ou falso positivo seja mínima. “Isso acontece desde o exame seja coletado, no momento certo e com os devidos cuidados”, pontuou.
Ele revela que o resultado será mais seguro desde que a coleta seja feita entre o segundo até o décimo segundo dia de sintomas. Fora deste prazo a carga de RNA viral tende a diminuir e a eficácia acaba por ser menor. “Este é um exame caro comparado com os demais disponíveis no mercado. A principal característica do PCR é que ele identifica a fase ativa da doença, o que pode ser vantajoso permitindo que o tratamento seja feito de forma mais rápida”, comentou.
A segunda opção é a sorologia que identifica os anticorpos que o vírus produz no nosso corpo. O farmacêutico pontua que serão identificados o IGM e o IGG que são as duas principais imunoglobolinas. Se o resultado do teste der IGM positivo significa que o paciente está na fase inicial e/ou ativa da infecção. Se for IGG positivo o resultado é de que o paciente foi positivo para o Covid-19 e está na fase de soro conversão que é a mudança fase ativa para fase de cura.
“O ideal é que o paciente se submeta este teste entre o sétimo e quadragésimo quinto dia do sintoma que permite que seja detectado os anticorpos produzidos pelo vírus e em que fase ele está”, revelou. Na avaliação do farmacêutico o teste sorológico tem o melhor custo benefício.
João Vitor faz um alerta quanto aos testes rápidos, que é um subtipo da sorologia. “O teste rápido é um teste sorológico, mas ele usa uma metodologia específica chamada imunocromatografia”, explicou. O farmacêutico diz que a sorologia de teste rápido apresenta menor especificidade e sensibilidade ao teste. Ou seja, a capacidade de detectar, diferenciar é menor podendo causar falsos positivos e/ou falsos negativos.
A orientação deixa por ele é que o paciente converse com o profissional de saúde responsável pela realização dos testes para que se tenha conhecimento do produto que está sendo usado nos testes.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
