É falso que Hospital de Campanha em Maceió esteja fechado
Inaugurada no dia 22 de maio, unidade permanece em pleno funcionamento
Circula em grupos de WhatsApp um áudio, de um homem não identificado, questionando o funcionamento do Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, instalado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Segundo ele, a unidade hospitalar estaria fechada, mas a informação é falsa.
"Como faz que 15 dias estão com os leitos todos ocupados e você vê uma estrutura que fizeram aqui, se não tem ninguém aqui? Então como estão todos os leitos ocupados?", menciona o homem no áudio. O conteúdo está sendo compartilhado junto da mensagem "Pra que fazer e deixar fechado?" e uma imagem da fachada do Centro Cultural e de Exposições de Maceió.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu que a unidade hospitalar, inaugurada no dia 22 de maio, permanece em pleno funcionamento. E reforça ainda que os 150 leitos clínicos disponíveis no hospital asseguram a assistência intermediária entre a ofertada por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um hospital convencional e recebem apenas pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação.
“Até a última sexta-feira (12), estavam internados 34 pacientes no Hospital de Campanha do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e 11 foram transferidos para hospitais convencionais de alta complexidade, após serem estabilizados e triados pela Central de Regulação de Leitos da Rede SUS”, informa também a nota.
No total, já foram atendidos 79 pacientes na unidade. Destes usuários, 32 se recuperaram, receberam alta e não necessitaram de assistência médica convencional de alta complexidade.
Ainda segundo a Sesau, o Hospital de Campanha atende pessoas que não estão com comprometimento grave do padrão respiratório e não precisam de intubação, mas em uma eventual necessidade, a unidade conta com dois respiradores, para que o paciente seja estabilizado e encaminhado para um hospital convencional.