Avanço para nova fase de distanciamento depende de indicadores, diz Renan
Foi divulgado que 157 pacientes receberam alta do Hospital Metropolitano

O governador Renan Filho (MDB) disse que as novas fases de distanciamento social controlado, ou seja, a retomada de algumas atividades econômicas e sociais, dependem dos indicadores desta semana.
“Hoje, vamos divulgar o Protocolo Sanitário, os critérios e regras para isso. Se os indicadores elencados permitirem, nós vamos iniciar a mudança de fase, por região, ou no estado inteiro. É isso que estamos discutindo”, explicou.
A informação foi divulgada durante entrevista coletiva sobre o balanço do primeiro mês de funcionamento do Hospital Metropolitano de Maceió nesta segunda-feira (15).
Questionado sobre a decisão dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de acompanharem a execução do plano de retomada econômica, Renan Filho ressaltou que esse é o papel dos órgãos.
“A gente vai ver quais as possibilidades do estado, em oferecendo atendimento de saúde, as condições de gradativamente e responsavelmente atingir o retorno de atividades econômicas e sociais. Não é plano de flexibilização. É um distanciamento social controlado. Nós vamos testando. Se aumentar o número de mortes e a demanda da rede hospitalar, a gente pode voltar”, disse.
Diminuição da curva
De acordo com Renan Filho, a equipe técnica tem observado redução da curva de mortes e redução da demanda de leitos na capital. Ele também falou que o número de casos é proporcional ao número de testes em Alagoas.
“Uma verdade absoluta é que temos muito mais casos que os 20 mil que já identificamos. Aliás, há 15 dias, a Universidade de Pelotas identificou que mais de 10% da população de Maceió possuía anticorpos, significa que mais 100 mil contrariam o novo coronavírus, se curaram e desenvolveram anticorpos. Uma parcela já está curada”.
“A pandemia em Maceió tem duas características, está estabilizada a demanda de leitos clínicos e de UTI e está decrescente o número de mortes. Em Alagoas, no interior, ainda cresce o número de casos e a demanda hospitalar. Maceió cai e o interior ainda cresce”, explicou.
Hospital Metropolitano de Maceió
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram o Hospital Metropolitano de Maceió no dia em que a unidade completa um mês de funcionamento.
Nos primeiros 30 dias, a unidade de saúde recebeu 303 pacientes que vieram regulados através da Central de Regulação. Segundo Renan Filho, 157 pacientes receberam alta, 108 permanecem internados e dois foram transferidos.
“São 157 pessoas que vieram ao hospital e voltaram para o seio família. É para isso que hospital serve. Essa conquista é, sobretudo, dos profissionais que trabalham aqui. Se a gente oferece uma estrutura digna de padrão privado, os profissionais tem que se dedicar ao máximo”, afirmou Renan Filho.
Atualizada às 12h33
Veja também
Últimas notícias

Homem é esfaqueado em assalto próximo à Praia da Avenida, no Centro de Maceió

PM prende homem e recupera celulares de vítimas de roubo no Benedito Bentes

Vítima de homicídio no Benedito Bentes usava tornozeleira eletrônica

Assaltantes derrubam mulher e roubam moto da vítima na Rota do Mar, em Jacarecica

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar com uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
