MPAL e MPF firmam acordo para garantir leitos do SUS na Santa Casa de Maceió
Finalidade do TAC é garantir a efetiva utilização dos leitos

Os Ministérios Públicos Estadual de Alagoas (MPAL) e Federal (MPF) celebraram, nessa segunda-feira (15), um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a finalidade de garantir a efetiva utilização dos leitos hospitalares na Santa Casa de Maceió – objetos de contratualização com o poder público – por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) infectados pela Covid-19. Com o TAC, a unidade hospitalar, o governo do estado e a prefeitura se comprometeram a cumprir integralmente o objeto contratualizado, referente à disponibilização de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos clínicos para a regulação do SUS no enfrentamento da pandemia em Alagoas.
O TAC conjunto 01/2020 faz parte da instrução de procedimentos instaurados pelos dois MPs para apurar supostas irregularidades na disponibilização dos leitos pela Santa Casa, contratualizados com o estado de Alagoas. Com a constatação de que o hospital, de fato, não estava ofertando a quantidade contratualizada, destinando parte dos leitos à rede suplementar – ou seja, à privada -, e de que, apesar de não estarem efetivamente disponíveis, tais leitos continuavam sendo contabilizados à regulação, conforme análise dos boletins de ocupação de leitos divulgados pelo já referido hospital, os órgãos ministeriais expediram, em maio, recomendação conjunta, e agora, firmaram o termo de compromisso na busca de soluções extrajudiciais e na tentativa de não se fazer necessária a judicialização do caso.
Responsabilidade do Hospital
Entre as obrigações assumidas com a assinatura do termo, a Santa Casa tem disponibilizar – para assistência exclusiva ao tratamento da Covid-19 – os 20 leitos de UTI e os 30 leitos clínicos contratualizados para destinação ao SUS, seja por meio do bloqueio gradual dos atualmente ocupados, à medida que forem liberados, ou por meio da instalação de novos leitos destinados para tal finalidade; abster-se, em regra, de reverter leitos clínicos e de UTI contratualizados à rede suplementar de saúde, considerando apenas os casos excepcionais descritos no acordo; bem como, organizar a dinâmica de preenchimento e de distribuição dos leitos, de modo que aqueles ocupados por pacientes do SUS, até o quantitativo contratualizado, permaneçam exclusivamente à disposição da regulação da rede pública, havendo somente a possibilidade de disponibilização à rede suplementar de saúde a partir de autorização formal e prévia do estado de Alagoas.
A unidade hospitalar se responsabiliza ainda em assegurar o acesso da prefeitura e do governo estadual às suas dependências, com o objetivo de viabilizar a supervisão do cumprimento das obrigações; prestar informações solicitadas; informar ao município, imediatamente, sobre a desocupação de quaisquer dos leitos de UTI e leitos clínicos que estejam associados à contratualização, salvo se forem imediatamente preenchidos por pacientes da rede pública já internados na instituição.
Obrigações do Estado
O governo de Alagoas se comprometeu em promover a regulação adequada dos leitos de UTI contratualizados com a Santa Casa quando eventualmente vagos, assegurando o transporte sanitário do respectivo paciente dentro do espaço de tempo mais curto possível. Fica obrigado a disponibilizar diariamente ao hospital, preferencialmente até as 10h, listagem dos pacientes à espera de leito clínico de UTI, para fins meramente indicativos do cenário atual da pandemia, sem qualquer influência nas decisões relacionadas à regulação de leitos públicos, que deve ser promovida exclusivamente pelo estado.
Deve ainda organizar o fluxo de transporte de pacientes regulados para algum dos leitos indicados no TAC, a fim de evitar que o encaminhamento simultâneo de enfermos pela Covid-19 possa inviabilizar a capacidade da unidade hospitalar em prestar-lhes a necessária assistência médica. Como também, comunicar imediatamente aos responsáveis pela gerência de leitos qualquer eventual atraso, dificuldade ou outro fato relevante no transporte sanitário do paciente regulado.
Compromisso do município
À Prefeitura de Maceió deverá realizar o pagamento da contratualização dos leitos à Santa Casa de acordo com tabela do Ministério da Saúde, com base no repasse da verba de custeio SUS/Covid-19 efetuado pelo governo federal, na forma e prazo definido na legislação e normativos ministeriais em vigor.
A supervisão do cumprimento das obrigações da unidade hospitalar fica a cargo do estado e do município, por meio de visitas técnicas ou de outros instrumentos considerados eficientes. Verificada irregularidade na atividade de supervisão, um se compromete a comunicar o outro, de forma imediata, para as devidas providências.
Pontos relevantes
A Santa Casa terá de comunicar aos Ministérios Públicos sobre eventual descumprimento de quaisquer das obrigações elencadas ao estado de Alagoas e município de Maceió. Inclusive práticas que possam propiciar embaraços ao regular, eficaz e célere funcionamento das atividades do hospital. Tais informações devem ser encaminhadas por escrito, contendo todos os detalhes possíveis, como data e hora da ocorrência, funcionários e pacientes envolvidos e outras informações relevantes.
As obrigações assumidas pelos três compromissários não se restringem aos mandatos dos atuais gestores ou signatários, vigorando até o desfazimento do termo de compromisso, que se estende até que finde a emergência de saúde pública de importância nacional (Espin), declarada pelo Ministério da Saúde, em razão da pandemia da Covid-19 no território nacional.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
