Rodrigo Cunha debate saídas para a crise com economistas da IFI e do IDP
Eles falaram sobre as medidas de apoio a empresas e às famílias
O Brasil entrou no seu terceiro mês de pandemia, e além das vidas perdidas, há os efeitos econômicos da crise. Para debater o cenário econômico nacional ee as respostas necessárias, além das que já estão em campo, o Senador Rodrigo Cunha convidou os economistas Felipe Salto, da Instituição Fiscal Independente (IFI) e o professor José Roberto Afonso, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O encontro virtual com os economistas foi realizado pelo canal do senador Rodrigo Cunha no Youtube.
Ao longo de cerca de uma hora e meia os três falaram sobre as medidas de apoio a empresas e às famílias, sobre a situação das finanças públicas, sobre como os estados e municípios estão lidando com tudo isso, e como ficam os brasileiros que já estavam superendividado e agora tendem a ter sua situação ainda mais agravada.
O economista Felipe Salto destacou que dada a gravidade do momento, o Estado não terá como fugir de aumentar sua dívida para oferecer uma ampla agenda de apoio à população e ao empresariado. Ele pontuou no entanto que embora o orçamento estimado pelo governo para combater a crise esteja na casa de R$ 600 bilhões, boa parte desse montante ainda não foi disponibilizada.
Rodrigo Cunha, que foi o mediador do debate, apontou que a crise exige ainda mais diligência com os recursos públicos, e que é preciso melhorar os controles e filtros para evitar fraudes nos recebimentos dos auxílios, como foram identificados em alguns casos. O senador lembrou que o Brasil tem hoje inteligência digital disponível para brecar a ocorrência de irregularidades.
O professor José Roberto Afonso concordou, e anotou que é urgente que haja a digitalização do Sistema Único de Saúde. Se essa realidade já estivesse posta, seria possível mapear integralmente, com o apertar de um botão, os leitos ocupados da rede pública em todo o território nacional, o que sem dúvida melhoraria enormemente a gestão da pandemia.
Ele aproveitou para elogiar o papel do Legislativo no enfrentamento da crise. Os dois economistas também destacaram a atuação do senador Rodrigo, que vem agindo fortemente para remediar a situação das famílias e dos empresários.
Recentemente ele apresentou um Projeto de Lei para reduzir as taxas cobradas pelos bancos. Em outra frente, propôs emenda ao Projeto de Lei 1166/20 que fixa teto de juros para a concessão de créditos e vem atuando pela aprovação do PL 3515/15, que prevê mecanismos de prevenção ao superendividamento das famílias.
Veja também
Últimas notícias
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Imagens câmera de segurança mostram assalto à lanchonete em Delmiro Gouveia
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Carro é flagrado com garrafa pet usada como tanque de combustível
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
