Seria o rosto de Jesus? Fotógrafo usa IA para criar imagens hiper-realistas
Bas também criou imagens conceituais de pessoas que fazem parte da história
Você já pensou como seria o rosto da Estátua da Liberdade, localizada em Nova York (EUA), se em vez de uma escultura ela fosse uma mulher de verdade? Ou ainda como seria o rosto de Jesus Cristo? Foram esses e outros questionamentos que fizeram o fotógrafo holandês Bas Uterwijk enveredar pelo mundo da inteligência artificial.
Atuando como fotógrafo há 14 anos e com formação em computação gráfica, animação 3D e efeitos especiais, Uterwijk cria obras hiper-realistas utilizando um software chamado Artbreeder. O aplicativo usa inteligência artificial e redes neurais para criar imagens combinando o que se sabe sobre rostos reais e a maneira como a luz se comporta na fotografia.
"Um amigo que trabalha com arte conceitual me enviou o software há cerca de um ano e imediatamente comecei a utilizar. Uso principalmente o Artbreeder, mas também uso algum Photoshop quando a inteligência artificial fica aquém do esperado", explicou Bas Uterwijk a Tilt.
O artista compartilhou as imagens obtidas a partir de seu trabalho em sua página no Instagram. De acordo com ele, uma das maiores dificuldades em transformar as obras em fotos hiper-realistas é quando a própria obra não possui uma expressão tão real, como é o caso da Estátua da Liberdade.
"Às vezes acaba sendo muito difícil porque a obra não é tão realista, então tenho que encontrar algo entre o real e a obra apresentada. Na Estátua da Liberdade, por exemplo, eu procuro não apenas transformá-la em uma mulher, mas manter o carisma apresentado pela obra", diz.
Além de trabalhar em cima de obras já existentes, Bas também criou imagens conceituais de pessoas que fazem parte da história, como Jesus Cristo. Para isso ele envia uma série de dados ao aplicativo, além de usar um pouco da imaginação.
"Envio para o aplicativo diversas obras já conhecidas, como o Jesus Cristo de Leonardo da Vinci, mas também preciso usar aquilo que imagino de Jesus Cristo. A partir do resultado em cima das obras, coloco um pouco do que já conhecemos das características de quem vive na Palestina judia, cortei um pouco os cabelos. No final, ficou um rosto próximo do que eu imaginava", explica
Veja também
Últimas notícias
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas em 2025
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
