EUA compram todas as doses de vacina prevista para este ano
O anúncio foi feito pelos dois laboratórios, que assinaram um contrato para o fornecimento do imunizante.

Os Estados Unidos vão desembolsar quase 2 bilhões de dólares para garantir todas as 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer e pela Biontech, previstas para este ano. O anúncio foi feito pelos dois laboratórios, que assinaram um contrato para o fornecimento do imunizante.
O acordo ainda permite ao governo norte-americano obter 500 milhões de doses adicionais. Isso valerá, claro, se a vacina se mostrar segura na última fase de testes em humanos e receber a aprovação da agência reguladora Food and Drug Administration, o que é esperado para outubro.
O acordo faz parte do programa de vacina Operação Warp Speed do presidente Donald Trump, sob o qual várias vacinas estão sendo desenvolvidas simultaneamente.
O programa tem como objetivo entregar 300 milhões de doses de uma vacina contra a covid-19 segura e eficaz até janeiro de 2021. Segundo o governo, elas serão distribuídas gratuitamente aos cidadãos americanos.
Vacina será testada no Brasil
Na terça-feira, a Anvisa autorizou o início dos testes no Brasil com esse imunizante desenvolvido pela empresa alemã BioNTech e pela farmacêutica norte-americana Pfizer. Os Ensaios devem começar em agosto, com 1 mil pessoas selecionadas nos estados de São Paulo e da Bahia.
O recrutamento dessa vez não será exclusivo para profissionais de saúde. Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos pode se candidatar.
O início dos testes ainda depende da aprovação do Conep, órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas, e da organização do recrutamento de voluntários, que é de responsabilidade dos pesquisadores.
Nas fases iniciais de testes, essa vacina se mostrou segura e capaz de induzir resposta imunológica. O resultado preliminar foi publicado na segunda-feira, 20. Em um ensaio clínico feito no início do mês, nos EUA, o imunizante foi capaz de induzir um alto nível de reações de células T (de proteção) contra o novo coronavírus.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
