SMS recebe doação de oxímetros do Movimento Todos pela Saúde
Iniciativa é do Itaú Unibanco em parceria com o Conass e o Conasems
As ações de enfrentamento à Covid-19 nas unidades de Atenção Básica da capital alagoana acabam de ganhar um reforço a mais para otimizar o atendimento aos pacientes da Rede pública no município. Como parte das ações do Movimento Todos pela Saúde, lançado pelo Itaú Unibanco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a doação de 198 oxímetros, que serão distribuídos para as unidades de saúde.
“Ficamos gratos em receber a doação da Fundação Itaú, que demonstra o quanto as instituições privadas e a sociedade em geral estão cientes de seu papel no enfrentamento da pandemia e comprometidas com a responsabilidade nessas ações, que não cabem apenas ao poder público ou à área de saúde, mas a todos. E, nesse sentido, toda ajuda é bem-vinda”, afirmou a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque.
De acordo com a diretora, os novos aparelhos – que avaliam a quantidade de oxigênio no sangue do paciente – irão reforçar o quantitativo já existente no Município, garantindo um suporte a mais no atendimento de casos, tanto de Covid-19 (indicando um dos principais sintomas, a falta de oxigênio no sangue, mesmo quando não há falta de ar, tratando o paciente precocemente) quanto nos demais procedimentos que exijam cuidados especiais, como sintomas iniciais suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e problemas cardíacos.
Nara informou também que os oxímetros serão distribuídos de imediato para cada uma das 65 unidades de Atenção Básica do município e quatro unidades de referência para síndromes gripais. Também serão destinados aparelhos aos cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió e ao PAM Salgadinho.
Todos pela Saúde
Lançado em abril, o Todos pela Saúde foi criado para contribuir com o enfrentamento da Covid-19 e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. A doação de oxímetros atende a uma reivindicação dos conselhos nacionais de secretários de Saúde (Conass) e de secretarias municipais de Saúde (Conasems), distribuindo os equipamentos para todos os municípios do País.
O Movimento está voltado para quatro eixos de atuação – Informar, Proteger, Cuidar e Retomar – e o foco de suas ações é o setor público, no SUS, onde se concentram as maiores necessidades de intervenções relacionadas às áreas mais atingidas pela pandemia.
Em três meses de atuação, a iniciativa já direcionou mais de 80% dos seus recursos para questões emergenciais da pandemia como a criação de gabinetes de crise em todos os estados, a doação de materiais e equipamentos de proteção individual para os profissionais de Saúde, campanhas de conscientização e a aquisição de equipamentos para hospitais da rede pública.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
