Covid -19

Equipes do Centro de Acolhimento buscam possíveis infectados pela Covid-19 nos bairros

Distritos do Benedito Bentes e unidades de saúde referenciadas receberão visitas para identificação de potenciais vetores de transmissão

Por Ascom Seades 31/07/2020 15h03
Equipes do Centro de Acolhimento buscam possíveis infectados pela Covid-19 nos bairros
Unidade Básica de Saúde do Benedito Bentes foi um dos locais visitados pela equipe - Foto: Ascom Seades

As equipes de enfermagem do Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS) farão, nesta sexta-feira (31), buscas por possíveis infectados com a Covid-19 em Maceió. O objetivo é agilizar o acolhimento de potenciais vetores de transmissão do novo coronavírus. Em trabalho conjunto com agentes comunitários da região, as equipes do CAIS visitarão os distritos 6 e 7 do bairro do Benedito Bentes. As unidades de síndromes gripais e do Consultório na Rua também receberão acompanhamento técnico.

O entendimento dos coordenadores do CAIS é tornar proativo o trabalho das equipes do Centro em busca de infectados com a Covid-19. O procedimento visa alcançar o número máximo de pessoas em situação de vulnerabilidade social e colocar em funcionamento todo o potencial de acolhimento e isolamento do Centro.

O CAIS já começou a receber residentes. Duas pessoas infectadas com a Covid-19 foram acolhidas: uma delas, proveniente de unidade de síndrome gripal, e a outra, dos trabalhos do Consultório na Rua. Este número tende a aumentar consideravelmente nos próximos dias, a partir do resultado da testagem realizada na última terça-feira (28), pelo Consultório na Rua, com os 146 moradores de rua acolhidos no abrigo da Casa de Ranquines. Já está acordado entre a direção do abrigo e os moradores o encaminhamento dos positivados com a doença ao Centro.

O CAIS tem capacidade para acolher 156 pessoas ao mesmo tempo e 500 em sistema de rodízio. As pessoas em situação de vulnerabilidade social infectadas com a Covid-19 que não precisem de internação hospitalar poderão cumprir os 14 dias de isolamento em condições adequadas para evitar disseminação do vírus entre familiares e a comunidade em geral. Os residentes terão acompanhamento profissional de equipe multidisciplinar, receberão cinco refeições ao dia e serão abrigados em dormitórios masculinos e femininos.