Cidades

[Vídeo] Enquanto obra continua abandonada, UBS improvisada funciona com aglomeração

Moradores reclamam que construção abandonada serve de ponto de uso de drogas e prostituição

Por 7Segundos 01/08/2020 07h07 - Atualizado em 01/08/2020 07h07
[Vídeo] Enquanto obra continua abandonada, UBS improvisada funciona com aglomeração
Segundo denúncia, moradores têm medo de passar em frente de obra abandonada há noite - Foto: cortesia

Ao mesmo tempo em que a obra de construção da Unidade Básica de Saúde continua abandonada, após vários anos, os moradores do bairro Arnon de Mello enfrentam dificuldades para ter atendimento na unidade improvisada, que funciona em um imóvel alugado, atendendo não só moradores do bairro, como de comunidades vizinhas, a exemplo da Mangabeira.

“Neste período de pandemia, o que mais se fala é de distanciamento social, que as pessoas não devem ficar aglomeradas, mas é justamente isso que acontece no posto de saúde daqui do bairro. O espaço é pequeno, o médico nem sempre vem, e as pessoas acabam ficando aglomeradas”, relata um morador do bairro, que pediu para ser identificado apenas como Rafael. 

Ele conta que na quinta-feira (30) compareceu ao posto de saúde para vacinar os dois filhos, mas diante da grande quantidade de pessoas que aguardavam na fila, só conseguiu vacinar uma das crianças.

“Eles disseram que tem a vacina, mas como ele estava agitado, não tinha como aplicar. Como é que uma criança não fica agitada após esperar quase uma hora em um ambiente lotado?”, indagou, justificando que o real motivo da “falta de paciência” do responsável pela aplicação da vacina era a aglomeração de pessoas que esperavam pelo atendimento.

Rafael conta que, enquanto aguardava para vacinar os filhos conversou com outras pessoas que estavam no posto de saúde e que aguardavam ser atendidas pelo médico. Segundo eles, essas pessoas esperaram por muito tempo até serem avisadas de que o médico não iria comparecer.

“São essas as situações que provocam a aglomeração de pessoas, colocando todos em risco, inclusive eles próprios, de pegarem o coronavírus. Alguns dos profissionais que trabalham no posto são excelentes, comprometidos e humanos, mas outros só chegam a hora que querem. Fazem os pacientes esperarem por horas, isso quando não faltam, como aconteceu. É uma falta de respeito”, destacou.

O que resolveria, em parte, o problema, seria a conclusão das obras da UBS do bairro, que está abandonada há mais de cinco anos. Rafael gravou um vídeo mostrando o interior da construção, que é bem mais ampla que o imóvel que serve de posto de saúde atualmente e que está tomada pelo mato e pelo lixo, e que vem servindo de ponto de uso de drogas e de prostituição. 

“Terminar essa obra é uma questão de saúde e até de segurança pública para quem mora nas proximidades. As pessoas tem medo de passar perto à noite, porque tem gente que entra para usar drogas e fazer outras coisas. Além isso, o mato e o lixo também trazem riscos à saúde”, ressaltou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, como se trata de obra de UBS, quem responde é a Secretaria de Saúde. A reportagem entrou em contato com a assessoria da pasta e aguarda resposta.