Projeto que limita juros do cartão de crédito é aprovado com emendas de Rodrigo Cunha
Entre as contribuições, está o artigo que prevê a renegociação das dívidas com juros menores
O senador Rodrigo Cunha comemorou a aprovação, nesta quinta-feira (06), do projeto que limita os juros do cartão de crédito e do cheque especial. Ele contribuiu com o texto que foi aprovado, e teve várias emendas de sua autoria incluídas no projeto.
O texto aprovado limita os juros do cartão em no máximo 30% ao ano, uma queda significativa nos patamares atuais, que em são em média de mais de 100% ao ano. Entre as contribuições do Senador, está o artigo que prevê a renegociação das dívidas com o cartão de crédito, para que sejam usados os juros cobrados nos empréstimos consignados, tradicionalmente mais baixos.
Outra emenda de sua autoria incluída no projeto aprovado é a que institui a renegociação de dívidas àqueles que não conseguem pagar os empréstimos contratados. Rodrigo Cunha também conseguiu incluir a previsão de que o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor tenha o poder de determinar correções e possa atuar nas negociações de cobranças de forma mais efetiva.
“A pandemia tem afetado de forma mais dura os trabalhadores mais simples, é preciso a compreensão de todos, inclusive do sistema financeiro para com essa parcela da população”, pontua Rodrigo Cunha.